sábado, 30 de janeiro de 2016

O ARREBATAMENTO.




 O ARREBATAMENTO DA IGREJA. 

1.O QUE É O ARREBATAMENTO? Sentido literal.O termo “arrebatamento” deriva da palavra raptus em latim, que significa “arrebatado rapidamente e com força”. O termo latino raptus equivale a harpazo em grego,“harpazo”, significa: “raptar”, “levar com ímpeto”, “arrancar”,“resgatar”, “tirar”. “retirar um objeto com força e rapidez inesperada. traduzido por “arrebatado” em 4.17. Esse evento,descrito aqui e em 1Co 15, refere-se à ocasião em que a igreja do Senhor será arrebatada da terra paraencontrar-se com Ele nos ares. O arrebatamento abrange apenas os salvos em CRISTO.


Pontos importantes a considerar sobre a Segunda Vinda de Cristo.

A segunda manifestação de Cristo na terra é corroborada pela Escritura Sagrada;nela o próprio Cristo atesta que um dia voltará(Mt24.30;Jo 14.3;Mc 13.31-36;Lc 19.11-27).Esse fato é mencionado só no Novo Testamento mais de 300 vezes;o apóstolo Paulo menciona pelo menos cinquenta;epístolas inteiras falam desse assunto(I e II Tessalonissenses) etc.

Podemos analisar o arrebatamento em quatro ângulos distintos:será um tempo de grande alegria para os salvos;de grande angústia para os crentes que ficarem;de grande espanto para o restante da humanidade e de maior liberdade para a atuação do Maligno.

Para os Salvos: contentamento por colher o resultado de toda uma vida de abenegação,renúncia da carne,,dos prazeres do mundo nocivos à espiritualidade,de reijeção,de conflitos,sofrimentos e enfrentamentos como a morte,enfermidades,humilhação e perdas por amor a Cristo.

Para os "crentes" que ficarem: será um dia de horror,angústia e desespero.Esses crentes não participarão do arrebatamento por não terem mantido uma vida reta diante dele,por se preocuparem em atender ao conselho de Jesus para vigiar e orar,para não ser pego de surpresa.

Para os incrédulos: haverá grande espanto,muitas interrogações e desespero total,pois muitos entes queridos desaparecerão,pois foram arrebatados,já que eram crentes fiéis.Muitos dos incrédulos que tiveram contato íntimo com os crentes,que frequentaram a igreja,mas sem compromisso e ouviram falar da volta de Jesus,entenderão que os crentes"fanáticos"tinham razão.

Liberdade maior para atuação do Maligno: com o arrebatamento da Igreja,a atuação de Satanás será mais intensa na terra;isso porque ele e seus demônios,que agora habitam os ares,serão precipitados para a terra e descerão com grande fúria para dar cabo de seu intento que é enganar e destruir o homem.

Diferença entre a Primeira e a Segunda Vinda de Cristo.

Na verdade ,o propósito era e é o mesmo: restabelecer a vida espiritual do homem e norteá-la rumo à comunhão com seu Criador,Deus.

Na primeira,Ele veio como Cordeiro para ser morto e pelo seu sangue resgatar a humanidade(Jo 1:29).Na Segunda,virá como Leão tomando vingança e destruindo a todos que se opõem a Ele e a Deus (Ap 5.5).

Na primeira, em estado de humilhação,disposto a sofrer,abriu mão de todo seu poder e se anulou indo até a morte,e morte de cruz(Fp 2:7;IICo 8:9).Porém,na segunda,virá como soberano para reinar com vara de ferro e trazendo morte a todos que não se sujeitarem ao seu governo(Mt16:27,28).

Na primeira vez, foi açoitado co vara,levou bofetadas,pauladas e foi ridicularizado pelos inimigos(Mc 14:43-48).).Na segunda,virá para julgar e dar a justa recompensa (Sl 2:7).

Numa,recebe uma coroa de espinhos que foi cravada em seu crânio enquanto ouvia zombarias sobre seu reinado(Mc 15:17).Na que está por vir,virá com uma coroa de glória e rodeado pelos seus santos para estabelecer na terra o seu reinado,lançando por terra todos os seus inimigos(IPe 5:4).


ESTUDO DE PALAVRAS ESCRITAS NA LÍNGUA GREGA

a)Optomai - ( aparecer ) aparecerá pela segunda vez ( Hb 9:28 )
b)Ercomai - ( vir ) virei outra vez ( Jo 14:3 )
c)Epphanos - ( aparição ) aparição de Nosso Senhor ( I Tm 6:14 )
d)Apokalypsi - ( revelação, desvendamento ) manifestação ( I Co 1:7 )
e)Parousia - ( presença e ou vinda ) vinda ou retorno ( II Ts 2:8 ),

ARREBATAMENTO - Tirar com violência ou força, arrancar, levar, desprender de um ímpeto, extasiar. (Aurélio , Buarque de Holanda Ferreira ) .
Gramaticalmente temos a idéia que arrebatamento é uma ação conjunta, rápida e de forma precisa e violenta,eis a razão que o Apóstolo Paulo nos ensina que será tão rápido como um abrir e fechar de olhos.

 2.AS ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO ACERCA DO ARREBATAMENTO

Existem pelo menos três Escolas de interpretação acerca do Arrebatamento da Igreja. Vejamos:

 A Escola Pós-tribulacionista. Ensina que o Arrebatamento acontecerá no final da Grande Tribulação. “Ela diz que a igreja continuará na terra até a segunda vinda, no final desta presente era, e será levada às nuvens para encontrar o Senhor que veio pelos ares, vindo do céu no segundo advento, para retornar imediatamente com Ele.” (PENTECOST, 2010, p.226).

 Segundo este grupo de teólogos, a Igreja permanecerá na terra durante todo os sete anos de tribulação, mas, será preservada da destruição, como os hebreus que não foram atingidos pelas dez pragas do Egito. Os principais textos bíblicos que eles se referem para defender este ensino são (Ap 6.9; 7.9-17; 13.7) onde João menciona a presença de santos na terra durante a Grande Tribulação. No entanto, a Bíblia deixa claro, que estes santos são as pessoas que se converterem após o Arrebatamento da Igreja.


 A Escola Midi-tribulacionista.“De acordo com essa interpretação, a Igreja será arrebatada ao final da primeira metade(três anos e meio) da septuagésima semana de Daniel, ou seja, na metade da tribulação. A Igreja suportará os acontecimentos da primeira metade da tribulação, que, segundo os mesotribulacionistas, não são manifestações da ira de Deus. Ela (a Igreja) será transladada, todavia, antes que comece a segunda metade da semana, que, segundo essa teoria,contém todo o derramamento da ira de Deus. Afirma-se que o arrebatamento ocorrerá junto com o soar da última trombeta e a ascensão das duas testemunhas de Apocalipse capítulo 11” (PENTECOST, 2010, p. 244)

 A Escola Pré-tribulacionistas. Os que aceitam este ponto de vista, crêem que o arrebatamento da Igreja ocorrerá antes da Grande Tribulação (1Ts 1.10; 5.9; Ap 3.10).
“A igreja, o corpo de Cristo, em seu todo, será, por ressurreição e por transferência, retirada da terra antes de começar qualquer parte da septuagésima semana de Daniel” (PENTECOST,2010, p. 263).

Vejamos porque esta Escola de interpretação bíblica é a mais coerente 
e aceita por nós:

A Igreja não está destinada a ira divina, e sim, a salvação (I Ts 1.9,10; 5.9,10; Hb 9.28).

A ira de Deus é para os ímpios, e não para a Igreja (Jo 3.36; Ap 6.17).

À Igreja de Filadélfia foi prometido livramento da "hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro" (Ap3.10). E, profeticamente falando, a Igreja de Filadélfia é uma representação da Igreja do Arrebatamento!

Antes de Deus exercer juízo sobre os ímpios, Ele avisa e livra os justos, como ocorreu com Noé, antes do dilúvio(Gn 6.13,14); e com Ló, antes da destruição de Sodoma e Gomorra (Gn 19.12-30). Veja o que o apóstolo Pedro diz em (II Pe 2.6-9).


3.QUEM PARTICIPARÁ DO ARREBATAMENTO?

A Bíblia descreve alguns personagens desse evento, especialmente em dois textos que dão destaque ao Arrebatamento(I Co 15.51-54 e I Ts 4.13-18). Esses personagens são:

Jesus Cristo. Como disse Paulo: “o mesmo Senhor... descerá do céu” (1 Ts 4.16). É certamente o cumprimento da promessa que o Senhor nunca nos deixará sós, mas que virá em breve nos buscar (Mt 28.20; At 1.11).

O arcanjo. Certamente Miguel participará desse evento, pois ele é mencionado nas
Sagradas Escrituras (I Ts 4.16).Assim como o nascimento de Cristo foi anunciado por anjos, assim será também na sua segunda vinda.

Os mortos em Cristo tanto do AT como do NT. Os mortos em Cristo de todas as épocas ressuscitarão em corpos gloriosos e serão semelhantes ao de Cristo quando ressuscitou.

Os vivos em Cristo. As palavras do apóstolo Paulo: “Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados” (ITs 4.17). “Nem todos dormiremos (ou seja, morreremos), mas todos seremos transformados” (I Co 15.51).

4.ELEMENTOS ATRELADOS AO ARREBATAMENTO

De acordo com as profecias bíblicas, o Arrebatamento da Igreja será repentino, muito rápido e invisível ao mundo,como veremos a seguir:

Haverá uma surpresa. Textos como Mt 24.36, 42-44; 25.13 e Tt 2.13 mostram que esse evento será uma surpresa.As exortações para com a vigilância não fariam sentido sem o elemento “surpresa”.

Haverá uma velocidade. No texto de I Co 15.52, Paulo usa a expressão: “o abrir e fechar dos olhos” (I Co 15.52)mostrando a velocidade desse acontecimento (Mt 24.27).

Haverá uma invisibilidade. As expressões gregas para definir esse evento, como a própria palavra arrebatamento,dão a entender que teremos o elemento da invisibilidade.

  5.QUANDO SE DARÁ O ARREBATAMENTO DA IGREJA

1. O tempo do arrebatamento.

Da palavra Atomô (grego)do Lat. atomu < Gr. átomos, indivisível
s. m., a mais pequena partícula que se pode obter da divisão de um elemento, sendo ainda capaz de exibir propriedades desse mesmo elemento e que pode participar numa reacção química;
corpúsculo; porção mínima; curto espaço; (no pl. ) corpúsculos que se vêem no ar quando, num recinto escuro, são banhados por uma réstea de luz.

2. Prenúncios do arrebatamento.Novo Testamento:

• 1 Coríntios 1.7 – "...aguardando vós a revelação de nosso Senhor JESUS CRISTO".
• 1 Coríntios 16.22 – "Maranata!"
• Filipenses 3.20 – "Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, O Senhor JESUS CRISTO".
• Filipenses 4.5 – "Perto está o Senhor".
• 1 Tessalonicenses 1.10 – "e para aguardardes dos céus o Seu Filho...".
• 1 Tessalonicenses 4.15-18 – "Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo,dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de DEUS, descerá dos céus, eos mortos em CRISTO ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras".
• 1 Tessalonicenses 5.6 – "Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios".
• 1 Timóteo 6.14 – "que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor JESUS CRISTO".
• Tito 2.13 – "aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande DEUS e Salvador CRISTO JESUS".
• Hebreus 9.28 – "assim também CRISTO, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação".
• Tiago 5.7-9 – "Sede, pois, irmãos, pacientes, até a vinda do Senhor... pois a vinda do Senhor está
próxima... Eis que o Juiz está às portas".
• 1 Pedro 1.13 – "Por isso,... sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de JESUS CRISTO".
• Judas 21 – "guardai-vos no amor de DEUS, esperando a misericórdia de nosso Senhor JESUS CRISTO,para a vida eterna".
• Apocalipse 3.11; 22.7, 12, 20 – "Eis que venho sem demora!"
• Apocalipse 22.17, 20 – "O ESPÍRITO e a Noiva dizem: Vem. Aquele que ouve diga: Vem.
Aquele que dá testemunho destas cousas diz: Certamente venho sem demora. Amém. Vem, Senhor JESUS!"A Igreja primitiva tinha uma saudação especial que os crentes só usavam entre si, conforme registrado em 1Coríntios 16.22: a palavra "Maranata!" Esta palavra é constituída de três termos aramaicos: Mar ("Senhor"),ana ("nosso"), e tha ("vem"), significando, assim, "Vem, nosso Senhor!" Como outras passagens do Novo Testamento, "Maranata" só faz sentido se uma vinda iminente, ou seja, a qualquer momento, for pressuposta. Isso também serve de apoio à posição pré-tribulacionista.

PROPÓSITOS DO ARREBATAMENTO

 Livrar a igreja da Grande Tribulação (Ap. 3.10; 1Ts 1.10);
 Tratar com Israel (Rm 8.19-25; 1Co 1.7; Fl 4.5; Tt 2.13; Tg 5.9; Jd 21; 1Ts 4.18);
 Cumprir o estágio final na vida dos salvos na glorificação do corpo (1Co 15.42-44; 51-53);
 Recompensar os salvos por seu trabalho prestado na terra (1Co 3.12-15; 1Jo 4.17; Hb 10.30-b).

CONCLUSÃO
O Arrebatamento da Igreja é a gloriosa e viva esperança de todo o crente salvo. Muito em breve a Igreja do Senhor Jesus deixará este mundo para estar com o Senhor para sempre, como Ele mesmo prometeu (Jo 14.1-3). Diante dessa gloriosa promessa, devemos estar vigilantes, vivendo em santidade, esperando este Dia em que estaremos definitivamente
livres de todo sofrimento e estaremos para sempre com o Senhor Jesus Cristo, Aleluia!

REFERÊNCIAS
 HORTON, Stanley. Teologia Sistemática. CPAD.
 PENTECOST, J. Dwight. Manual de Escatologia. VIDA.
 RENOVATO, Elinaldo. O Final de Todas as Coisas. CPAD.
 STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
 ZIBORDI, Ciro Sanches. Teologia Sistemática Pentecostal. CPAD.
4º Tri... De 2004 - VEM O FIM, O FIM VEM - A Doutrina Das Últimas Coisas - Pr. Claudionor Corrêa De Andrade).
EScatologia,IBAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra Profética.