Jesus o bom Pastor
Assembleia de Deus Ágape
Jesus o bom Pastor
- maio 10, 2025
EBA
ESCOLA BIBLICA ÁGAPE
Lição 6: O Bom Pastor e suas ovelhas
Data: 11 de maio de 2025
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos o capítulo 10 do Evangelho de João, destacando a figura de Jesus como o Bom Pastor, aquEle que protege, cuida e orienta as suas ovelhas. Analisaremos o contexto em que nosso Senhor é descrito como “A Porta das Ovelhas” e a conexão desta imagem com o aprisco das ovelhas, que representa o lugar de habitação do rebanho. Por fim, diferenciaremos as figuras do Bom Pastor e do mercenário, para que possamos reconhecer a voz do verdadeiro pastor de nossas almas.
Palavra-Chave:
CUIDADO
I. JESUS, A PORTA DAS OVELHAS
O contexto. Este capítulo é antecedido pelo capítulo 9, onde Jesus teve uma conversa breve com fariseus que tentavam encontrar algum ponto de discórdia para acusá-lo (Jo 9.40,41). No capítulo 10, o nosso Senhor interrompe esse diálogo após a cura de um cego de nascença, que foi expulso da sinagoga da cidade porque sabiam que o seu testemunho os incomodaria.
Ser expulso da sinagoga era o mesmo que ser excluído. Os judeus adotavam três tipos de exclusão: (1) por 30 dias, quando o excluído tinha de ficar a dois metros de distância de qual quer pessoa, (2) por tempo indefinido, quando o excluído ficava apartado de toda comunhão e adoração, e (3) exclusão completa, quando o excluído era expulso para sempre. Tais condenações eram encaradas com muita seriedade porque ninguém podia ter negócio algum com alguém que fosse expulso da sinagoga.(Ref.2)
Muitos judeus associavam sofrimento com pecado e criam que estes efeitos poderiam passar de geração em geração.
Até o feto numa mulher grávida que adorava num templo pagão era culpado. Desde os dias do Israel primitivo (Ex 20.5),pecado e sua culpa eram transmitidas pelas gerações. Deus falou pela pregação do profeta Ezequiel contra o abuso deste ensino, dizendo que o indivíduo só é culpado por seu próprio pecado.(Ref.1)
A Porta das Ovelhas. (A Porta das Ovelhas recebeu esse nome por causa das ovelhas destinadas ao altar do Templo que passavam por ali) significa a Porta da Salvação (sacrifício) e da consagração. Era a menor entre as doze portas e não foi feita para passagens de homens e sim das ovelhas, pois por ela era que os animais passavam. Sob o ponto de vista espiritual era a porta mais importante, pois a Bíblia não diz que outra foi consagrada, somente está! É a porta de encontro com o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! (João 10:7,9).
Jesus afirma categoricamente que ele mesmo é a porta: Eu sou a porta das ovelhas (10.7). Ninguém pode entrar no aprisco de Deus senão por meio de Jesus. Não há outra porta. Não há outro caminho. Não há outro Salvador. Não há outro mediador. O próprio Jesus é a porta. Não se trata de uma cerimônia ou de uma doutrina. Não se trata de uma igreja nem de uma denominação. A porta é Jesus!
Três verdades podem ser observadas acerca de Jesus como a porta das ovelhas, como veremos a seguir.
Em primeiro lugar, Jesus é a porta da salvação (10.9). Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo [...]. Jesus é a porta da salvação, a porta do céu. Há uma porta larga que conduz à perdição, mas só Jesus é a porta da salvação. Só Jesus é a porta do céu. Ninguém poderá entrar na bem-aventurança senão por Jesus. Ninguém poderá ir ao Pai senão por Jesus.
Em segundo lugar, Jesus é a porta da libertação (10.9). [...] entrará e sairá [...]. Há portas que conduzem à escravidão, mas Jesus é a porta que conduz à liberdade. Quem entra pela porta que é Jesus entra e sai. As ovelhas de Cristo são livres. Deus nos chamou para a liberdade.
Em terceiro lugar, Jesus é a porta da provisão (10.9).
[...] e achará pastagem. Quem entra pela porta que é Jesus encontra pastagem. Nele há provisão farta e vida abundante.
A nossa provisão espiritual é encontrada em Cristo. Ele é o nosso alimento. Ele é o pão da vida. Ele é a água da vida. O legalismo farisaico estava matando as pessoas; mas quem vai a Jesus encontra uma vida maiúscula, superlativa e abundante.
3. A mensagem da porta.
“Eu Sou a Porta” [significa que] existe apenas um caminho exclusivo para entrar no Reino de Deus.
Através da fé em Jesus Cristo.
[Jesus] atua como a porta de acesso direto ao Pai.
'Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.' Hebreus 4:14-16
Para uma relação eterna com Deus, é essencial crer em Jesus, viver conforme os seus ensinamentos e obedecê-lo.
[Jesus] é a “porta” pela qual todos os pecadores devem entrar.
“Quando o homem afirma anunciar o dom da vida, à parte da fé em Jesus, ele se proclama como ladrão e mercenário, e a sua atividade foi, é, e será, uma atividade destrutiva.” Comentário Bíblico Beacon
“[...] à noite, as ovelhas eram mantidas em um ‘aprisco’: um cercado de pedras, espinheiros ou, às vezes, uma caverna. Este curral tinha apenas uma abertura e, à noite, o pastor dormia nele. Nenhum animal selvagem ou ladrão podia chegar às ovelhas porque o próprio pastor ficava na porta. Como a porta, Jesus apresentava-se como o único meio de ingresso no seu rebanho e, ao mesmo tempo, a via pela qual o rebanho passaria para encontrar passagem. Não é de admirar que Jesus dissesse: ‘Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância’ (v. 10).” Comentário Devocional da Bíblia
“À noite, as ovelhas eram levadas a um curral, onde ficavam protegidas de ladrões, das intempéries do clima e de animais selvagens. Esses currais eram cavernas, galpões ou áreas abertas, cercadas por muros feitos de pedras ou galhos. Normalmente, o pastor dormia diante da porta do curral, para proteger as ovelhas. Da mesma maneira como um pastor cuida de suas ovelhas, Jesus, o Bom Pastor, cuida do seu rebanho (os que 0 seguem). O profeta Ezequiel, ao predizer a vinda do Messias, o chamou de Pastor (Ez 34.23).” Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
“Quem entrar por meio de Cristo será "salvo", i.e., terá vida eterna e abundante (v. 10), tudo quanto necessita para ser liberto do pecado, da culpa e da condenação. Jesus é a única porta da salvação; não há salvação senão por Ele (At 4.12).” Bíblia de Estudo Pentecostal
“Alguns pastores passavam a noite deitados junto à porta do aprisco. Desse modo, as ovelhas não podiam sair e os animais selvagens ficavam com medo de aproximar-se. Portanto, o pastor também era a porta.” O Novo Comentário Bíblico - NT
“Na história que Jesus apresenta, há pelo menos três fatos que distinguem o verdadeiro pastor do falso pastor. Primeiro, o verdadeiro pastor entra pela porta; segundo, o guarda lhe permite entrar pela porta; terceiro, as ovelhas o seguem porque reconhecem a sua voz.” Elienai Cabral
“Ninguém pode entrar no aprisco de Deus senão por meio de Jesus. Não há outra porta. Não há outro caminho. Não há outro Salvador. Não há outro mediador. O próprio Jesus é a porta. Não se trata de uma cerimônia ou de uma doutrina. Não se trata de uma igreja nem de uma denominação. A porta é Jesus!” Hernandes Dias Lopes
SINOPSE I
Jesus é a porta das ovelhas, o único caminho para alcançar a salvação.
II. O APRISCO DAS OVELHAS
1. Parábola? Uma alegoria?“Esta metáfora de Jesus como o Bom Pastor ilustra o cuidado terno e devotado que Ele tem por seu povo. É como se Ele dissesse: "Eu sou, para com todos aqueles que creem em mim, o que um bom pastor é para as suas ovelhas: cuidadoso, vigilante e amoroso".” Bíblia de Estudo Pentecostal
2. O aprisco das ovelhas. “Na Judeia, lugar de montanhas e vales, havia poucos lugares seguros com pastos suficientes para as ovelhas. Os pastores saíam com seus rebanhos e à noite precisavam colocar essas ovelhas no aprisco, um lugar seguro para protegê-las dos lobos e hienas. Havia dois tipos de aprisco. No inverno, havia um grande aprisco para onde vários pastores levavam seus rebanhos. Esse aprisco tinha uma porta forte que ficava trancada, e a chave era confiada ao porteiro. No dia seguinte, o pastor chamava suas ovelhas e saía com elas em busca de pastos verdes e águas tranquilas. No verão, os pastores ficavam com seus rebanhos nos campos e os recolhiam a um pequeno aprisco de pedras. Esse aprisco tinha uma abertura por onde as ovelhas entravam e saíam, e o próprio pastor era a porta.” Hernandes Dias Lopes
3. Um lugar de proteção.“Não existia um sistema de estábulos e pastagens como nós o conhecemos. Ovelhas de diversos proprietários (conforme o v. 12 são eles os verdadeiros ―pastores) eram mantidos a céu aberto em ―pátios, ou seja, em locais murados. Ao pátio dava acesso um portão, que era vigiado por um ―porteiro, sobretudo à noite. Do pátio os animais eram conduzidos para fora pelo proprietário e ―pastor ou também por um ―empregado, um servo remunerado, para procurar seu alimento nas terras da região. O importante era que o pastor encontrasse para suas ovelhas boas pastagens e sobretudo a imprescindível água (Sl 23!). Na área montanhosa as ovelhas, que são indefesas, estão expostas aos ataques de animais selvagens, do leão montês, do urso e do lobo. O pastor tinha de estar disposto a lutar por suas ovelhas empenhando a própria vida. Davi descreve de forma plástica , em 1Sm 14.34-37, essa vida de pastor, que tem aspectos completamente diferentes do que nós conhecemos a partir de gravuras tranqüilas e pacatas de pastores.” Werner de Boor
SINOPSE II
Jesus é o aprisco das ovelhas. Ele garante segurança, assistência e pertencimento das ovelhas no Corpo de Cristo.
III. A DISTINÇÃO ENTRE O BOM PASTOR E O MERCENÁRIO
O Bom Pastor. O versículo 11 menciona que Jesus é o “Bom Pastor” que sacrifica a sua vida pelas ovelhas.
Às características do bom pastor
1. entra pela porta e é bem recebido pelo porteiro (10.3).
2. chama as ovelhas pelo nome (10.3); as conhece intimamente (10.14, 15; cf. 10.27,28).
3. as leva para fora (10.3).
4. vai adiante delas (10.4).
5. é reconhecido e seguido pelas ovelhas (“elas conhecem sua voz”) (10.3,4).
6. dá acesso a todas as bênçãos (10.7-9); é “a porta”.
7. dá vida em abundância (10.10; cf. 10.27, 28).
8. dá sua vida pelas ovelhas (10.11, 14).
9. guia suas ovelhas (cf. 10.4), reúne também outras ovelhas, para que elas formem um só rebanho com um só pastor (10.16).
10. é amado pelo Pai (10.17).
(REF.3)
2. O Mercenário. O versículo 12 apresenta a figura do mercenário.
Vejamos, agora, três características do mercenário. O mercenário não é o ladrão nem o salteador, mas um empregado contratado para cuidar das ovelhas. Ele toma conta delas em troca do seu salário. Não há nele nenhuma disposição de enfrentar riscos para defender as ovelhas.
Características do mercenário
Primeira, o mercenário não é pastor (10.12). O mercenário não conhece as ovelhas, não ama as ovelhas, não se interessa pelas ovelhas. Ele e apenas um empregado, um assalariado que cuida de animais em troca de seu sustento.
Segunda, o mercenário não é o dono das ovelhas (10.12). Ele não tem cuidado pelas ovelhas. Se uma delas se desgarra do rebanho, ele não vai atrás dela. Se as ovelhas ficam enfermas, ele não se esmera para curá-las. Se alguma é atacada por uma fera, ele não lamenta. Jesus, porém, é o dono das ovelhas. Ele nos comprou com o seu sangue (IPe 1-18). Nós somos suas ovelhas. Somos propriedade exclusiva dele. Somos a sua herança, a sua delícia, a menina dos seus olhos. Fomos selados por Deus. O selo nos diz que somos propriedade exclusiva de Deus. O selo nos diz que somos propriedade inviolável de Deus. O selo nos diz que somos propriedade legítima e genuína de Deus.
Terceira, o mercenário não se sacrifica pelas ovelhas (10.12b, 13). Quando um lobo ataca o rebanho, o mercenário foge. Seu interesse é poupar sua vida, e não as ovelhas. Ele está interessado em sua segurança, e não no bem-estar das ovelhas. Ele foge porque não tem cuidado com as ovelhas.
Ele não é o pastor nem o dono das ovelhas. Ele não serve às ovelhas; serve-se delas.
3. Lobos vorazes X o Bom Pastor. Os lobos aproximam-se do aprisco para atacar as ovelhas apenas quando percebem que o mercenário não está atento à sua chegada.“No contexto bíblico, a figura do “lobo”, muitas vezes, é a representação dos falsos líderes e mestres que introduzem falsos ensinamentos entre os irmãos (Mt 7.15,16). Isso aconteceu e os apóstolos tiveram trabalho para combater os falsos ensinos nos primeiros anos da igreja (At 20.29,30).” Revista Ensinador Cristão
SINOPSE III
As ações do Bom Pastor distinguem-se das do mercenário. Ao contrário deste, o Bom Pastor dá a sua própria vida, demonstra generosidade e protege as ovelhas.
CONCLUSÃO
O Senhor afirmou que as suas ovelhas conhecem a sua voz e a reconhecem, seguindo-a (Jo 10.27). Desta forma, aqueles que pertencem ao grande rebanho do Sumo Pastor têm a alegria de conhecer e reconhecer a sua voz. Assim sendo, não devemos perder tempo ouvindo a voz do lobo. A voz do Bom Pastor é mais do que suficiente para nos guiar ao longo da nossa caminhada na vida cristã.
Pastor Jocemar Porto
Presidente da igreja evangélica assembleia de Deus Ágape de Cascavel (ADAC)
Referências Bibliográficas
COMENTÁRIO Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
Novo Comentário Bíblico NT, com recursos adicionais - A Palavra de Deus ao alcance de todos. Rio de Janeiro:Editora Central Gospel, 2010.
Comentário bíblico O Evangelho de João / William Hendriksen. - São Paulo:
Editora Cultura Cristã, 2004. Tradução de Elias Dantas
LOPES, Hernandes Dias. João: as glórias do Filho de Deus. São Paulo: Hagnos, 2015.
STAMPS, D. C. (Ed.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
BOOR, Werner de. Evangelho de João II: Comentário Esperança. Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 2002.
Comentários
Postar um comentário