sábado, 18 de agosto de 2012

O Cristo Preeminente

1. Cristo É Preeminente(Cl1.15-20).

Depois das saudações(vv.1,2),ações de graça(vv.3-6).,Paulo chega ao tema principal-a exaltação de Jesus sobre todas as criaturas.

1.Ele é a imagem de Deus(v.15).

Em 1 Timóteo 6.16,Paulo diz que Deus habita em luz inacessível,"a quem nenhum dos homens viu nem pode ver".É impossível que o olho contemple o brilho da glória divina.Podemos,porém,ver Deus em Cristo(JO14.9;2CO4.6;JO1.18).

O filho de Deus se tornou homem,a fim de que tenhamos uma perfeita  revelação de Deus  através de uma personalidade humana.
O Cristo divino é o alicerce do Evangelho. E porque veio de Deus,pode nos levar para Deus.

2.Ele é o Criador(vv.15-17).

Ele foi "o primogênito  de toda a criação".Essas palavras não ensinam que o próprio Cristo era um ser criado,mas meramente declaram que Ele existia antes de todas as criaturas e é supremo sobre Elas.

Na literatura dos rabinos,o próprio Deus é chamado primogênito de toda criação,significando que Ele é supremo sobre todo o Universo.

Sempre tem havido vívido interesse acerca da origem e da natureza do Universo.A ciência oferece as suas teorias,mas francamente confessa que não sabe com certeza como tudo começou.

As Escrituras ensinam que Deus criou tudo e que Cristo foi seu agente na obra criadora(Hb1.2) ;Jo1.3,10).
A mesma criação que o conhece como Criador anseia pela sua Vinda como Redentor,a fim de possa ser libertada da  maldição(Rm8.19).

O Universo não somente foi criado por Cristo,como também é sustentado por Ele."E ele é antes de todas as coisas{cf .jo8.58},e todas as coisas subsistem por Ele".Ele é a pedra fundamental,e sem Ele tudo se dissolveria em nada.

3.Ele é a cabeça da Igreja(vv.18,19).

"E ele  é a cabeça do corpo da igreja".Os gnósticos não consideravam Cristo como cabeça (Cl 2.19).
Assim como Jesus vivia a sua vida num corpo natural e humano,também vivia sua vida mística e invisível na terra num corpo tirado  da raça humana-o seu corpo.Deixou o mundo há muito tempo,mas ainda continua a operar e falar através da Igreja,que é seu corpo.

Exerce  a sua posição de cabeça da igreja de duas maneiras:
(1)mediante a autoridade exercida por Ele sobre os membros da igreja(Ef5.22-33).
(2).ao inspirar os seus membros com vida e energia(Jo15.1 ;Ef4.15,16 ;Cl2.19).

Paulo tem mais para dizer acerca da posição de Cristo como cabeça da igreja."É o princípio'",a fonte de tudo quanto é bom(Ap3.14;At3.15).e da igreja especialmente;"o primogênito dentre os mortos",ou seja,o primeiro a ressuscitar da morte num corpo glorificado(1Co15.24,26;Hb2.10,14);porque Ele vive,viveremos também(1Co15.45;1Pe1.3,21).

"Para que em tudo tenha a preeminência".O propósito da criação(v.16)tinha sido frustrado pela a entrada do pecado a da morte;assim sendo ,a preeminência que pertence a Cristo lhe foi negada(Jo1.10).Ele precisava recebê-la,portanto,e se tornar preeminente.Isso ocorreu por meio de sua morte e ressurreição (Jo12.31;Hb.2.14,15;Fp2.6-11;Is53.12;Rm14.9;2Co5.15).

Paulo dá a seguinte razão pela supremacia de Cristo na igreja:Porque foi do agrado do Pai que toda a Plenitude nele habitasse".Deus tinha prazer em que residissem todos os poderes divinos no seu filho(Mc1.10,11).

Depois do filho se esvaziar para a redenção do homem,Deus mais uma vez se deleitou no fato de que toda a plenitude nEle residisse(Fp2.5-11;Mt28.18).

4.Ele é o Redentor.(v.20,cf.2co5.18).

Cristo reconciliou o mundo com Deus.Não é Deus quem precisa ser reconciliado com o homem(ver jo3.16).,é o homem quem precisa ser reconciliado com Deus,porque está alienado dEle.Foi Deus quem deu o primeiro passo para a reconciliação,ao dar seu Filho em prol dos pecadores,enquanto ainda eram hostis a Ele (Rm5.8; 1Jo3.16).

O pecado colocou o Universo fora de harmonia com Deus.Cristo morreu para reconciliar todas as coisas a Deus,e a obra da reconciliação continua através do ministério  da igreja .A obra de reconciliação em Cristo será completada depois do milênio ,quando todo o mal será tirado do Universo,os habitantes do Céu e da Terra formarão uma grande família(Ef1.9,10),e Deus será tudo em todos(1Co15.28).

Paulo não está fazendo especulações,porque os próprios colossenses experimentaram essa reconciliação.antes  eram pagãos,agora são cristãos;antes eram inimigos de Deus,agora são os seus filhos;antes eram imundos,agora são santos(vv.21-23).

amigo(a) Jesus Tem Ama Ele quer mudar a sua história,mas para isso acontecer você precisa reconhecer que Ele é o Senhor da sua Vida!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra Profética.