terça-feira, 29 de dezembro de 2015

JOSÉ,A REALIDADE DE UM SONHO.

JOSÉ,A REALIDADE DE UM SONHO.

José é descendente  de  um  clã  de  patriarcas  escolhido  por  Deus  para  iniciar  a  linhagem ,piedosa  da qual nasceria o Messias(Gl3.8,16,18).
A seguir estudaremos algumas virtudes do caráter de José um Jovem que ousou confiar em Deus.

Obediente (Gn 37.2). O presente versículo nos mostra que diferente dos filhos de Bila e Zilpa, José semostrou obediente ao seu pai, ao ponto de observando e relatando para Jacó as atitudes erradas dos seus irmãos, quanto a o que eles de fato faziam com as ovelhas de seu pai. “Não se sabe quais seriam as denúncias,mas podemos entender quese deixavam envolver em alguma conduta inconveniente. Autores judeus, dizem-nos que eles negligenciavam seus rebanhos, praticando atos abomináveis de imundícia, comendo criaturas que eles mesmos haviam mutilado ou que as feras tinham atacado, ou porções proibidas das ovelhas” (CHAMPLIN, 2001, p. 235 – acréscimo nosso). A Bíblia nos mostra que honrar os pais se constitui num princípio moral tanto para o AT quanto para o NT (Êx 20.12; Ef 6.1; Cl 3.20).

Integridade. Na casa dos seus pais,A família de José estava longe de tornar-se ideal.havia rixas entre as mulheres de Jacó, invejas e impurezas  entre  os filhos do patriarca.
Seus irmãos eram violentos , cruéis e vingativos.diante deste contexto,que tipo de caráter José poderia ter? entretanto, ele é um exemplo de que é possível, com a graça divina, manter-se puro e íntegro ,mesmo convivendo com pessoas de comportamento reprovável.

No Egito.Ele viveu e trabalhou num ambiente pagão;Foi-lhe dado um nome pagão;Teve uma esposa de religião estranha; e, Seu sogro era um sacerdote idólatra.Mas nada disso alterou o seu viver para com Deus.

Bom funcionário (Gn 39.1-5). Ao ser vendido para o Egito, José foi comprado pelo superintendente de Faraó,chamado de Potifar. A Bíblia nos mostra que José foi um excelente funcionário deste egípcio, ao ponto de achar graça diante dos seus olhos. Ganhando a confiança do patrão com um excelente e próspero trabalho, José foi promovido a ser mordomo de tudo quanto era de Potifar. Assim como José, todo aquele que trabalha é exortado pelas Escrituras a servir deforma agradável aos seus superiores como ao Senhor (Ef 6.5,6; Cl 3.22; I Tm 6.1; Tt 2.9; I Pe 2.18).

 Fidelidade (Gn 39.7-12). Após o relato da prosperidade de José na casa do seu senhor, a Bíblia nos mostra que amulher de Potifar se sentiu atraída por ele (Gn 39.7). A concupiscência dos olhos: “pôs os seus olhos em José”; a concupiscência da carne: “Deita-te comigo”; e, a soberba da vida: “a mulher do seu senhor” inflamaram-na ao ponto dequerer relacionar-se sexualmente com o escravo hebreu (Gn 39.7).

 Todavia, a sutil e ardilosa proposta desta mulher,sofreu recusa do jovem José “porém ele recusou” (Gn 39.8-a). Sua fidelidade a Deus e ao seu patrão eram o suficiente para ele não ceder a tentação (Gn 39.8,9). Ela insistiu em convidá-lo a pecar, mas ele resistiu “[...] falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvido [...]” (Gn 39.10).

Não se dando por satisfeita, a mulher de Potifar tramou ficar sozinha com ele em determinada ocasião e foi ao seu encontro para forçá-lo a coabitar com ela, mas a resolução de José o fez fugir daquela investida (Gn 39.12-b). A mulher ardendo em ira acusou-o diante de seu marido e funcionários que José havia tentado estuprá-la. Ele foi sentenciado a cadeia por este tão grande mal (Gn 39.14-20). “A punição menor, dada a José, de acordo com os intérpretes judeus, significou que Potifar acreditou em José, mas, a fim de poupar sua esposa demaior embaraço, sacrificou-o, embora por meio de um castigo mais brando do que seria de se esperar” (CHAMPLIN,2001, p. 246). Sejamos fiéis a Deus custe o que custar (Pv 3.3; Dn 3.17,18; 6.3,4,22; Ap 2.10).

Humildade.Podemos ver esta virtude no momento em que José foi introduzido a presença de faraó para interpretar o sonho do soberano.
No momento em que o rei do Egito lhe pede a interpretação dizendo ...mas de ti ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas.

respondeu humildemente:“Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó” (Gn 41.16).
Se josé  fosse arrogante como muitos dos nossos dias. diria; sim sou eu, pode contar o sonho que eu lhe darei a resposta.A humildade está associada a uma consciência de que tudo que temos ou somos vem do Senhor. Provérbios nos exorta a trilhar o caminho da humildade (Pv 15.33; 18.12; 22.4).

Resultado.

Presença de Deus.O Senhor estava com José.quatro vezes no capítulo 39 está escrito que “O Senhor estava com José”(vv.2,3,21,23).

Porque José honrava  a Deus, Deus, honrava a ele.

Veja o que a presença de Deus fez na vida de José:

1°Fez José prosperá; tanto na casa de potifar quanto na prisão;

2°Fez José esquecer ,todo o mal que lhe fizeram;

“e chamou josé o nome do primogênito Manassés, porque  disse :Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho e de toda a casa de meu pai”.Gn.41.51).

Toda tristeza,mágoa,ressentimento e coisas semelhantes foram substituídas por paz ,alegria e amor. É isso que Deus quer realizar na sua vida meu amigo Ele quer remover toda esta tristeza, frustração, sentimento de culpa,de revolta etc .sentimentos  que você não consegue remove-los do seu coração.

3°Fez José perceber ,o propósito divino;

“...Deus me Enviou diante da vossa face”.(Gn.45.5.b).

4°Fez José crescer no Egito.

“José foi Exaltado por Deus”.

1.recebeu o título de homem mais sábio do império.
2.recebeu o cargo de mordomo na casa real.
3.recebeu autoridade,(quando recebeu o anel).
4.recebeu o título de nobreza ou família real,(quando recebeu o colar de ouro no pescoço).
5.recebeu uma nova cidadania,(quando teve o seu nome trocado).
6.recebeu uma nova família,(ao casar-se com Asenate).
7.recebeu o título de Governador do maior império na terra.
Tudo isso aconteceu com José. Por que Deus era com ele.

José era um homem de esperança.

“Mas Deus certamente vos visitarás,e vos fará subir desta terra À terra prometida...”.

JOSÉ UM TIPO DE CRISTO.

Ambos foram rejeitados por seus irmãos;
Ambos foram vendidos por prata, como escravos;
Sofreram em países estrangeiros, pelo bem dos que o afligiam;
Demonstraram extrema capacidade de praticar o perdão.

Conclusão.
Assim encerramos este estudo sobre José, que nós possamos seguir o seu exemplo.sabemos que não é fácil fazer a diferença,pois vivemos dias trabalhosos,dias semelhantes aos de José, mas com a graça de Deus,sabemos que é possível vivermos uma vida piedosa e íntegra na presença de Deus.que Deus abençoe a sua vida em CRISTO JESUS!
Benção de Deus para sua vida!!

Prof:Jocemar Porto.

Email:jocemar-porto@hotmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra Profética.