quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A Origem da Diversidade Cultural da humanidade.

INFORMAÇÕES SOBRE NINRODE

 1 A família de Ninrode (Gn 10.8).

De acordo com o texto bíblico, Ninrode é filho de Cuxe, filho de Cam. “Embora seu nome não aparece na lista dos filhos de Cuxe em Gênesis 10.7. Ao que parece, neste caso o verbo “gerar” não define Cuxe como seu pai, mas sim como seu antepassado” (ADEYEMO, 2010, p. 27 – acréscimo nosso).

2 O caráter de Ninrode (Gn 10.8,9).

“A Bíblia fornece-nos algum relato relativo a Ninrode. Mas o significado do seu nome, “rebelde” parece fazer dele uma espécie de anti-herói indesejável. Ele era o tipo de rei que Deus jamais aprovaria. Em Gênesis 10.8,9, Ninrode é chamado “gibbor”, que significa “guerreiro” (CHAMPLIN, 2005, p. 508). Ninrode destaca-se na antiguidade como o primeiro “dos grandes homens que há na terra”, rememorado por duas coisas que o mundo admira: bravura pessoal e poder político.

2 O reino de Ninrode (Gn 10.10)

“A conexão entre Ninrode e a torre de Babel é evidente pela prioridade cronológica de Gênesis 11 a Gênesis 10 e pelo fato de que um dos centros do reino de Ninrode era a Babilônia (ou seja, Babel). Muito provavelmente o próprio Ninrode era um dos construtores da torre” (ZUCK, 2009, p. 38).

3 Apostasia 

( Flávio Josefo).judeu, historiador do primeiro século, relatou a participação direta dos homens liderados por Ninrode na construção da Torre em Babel: “Ninrode, neto de Cam, um dos filhos de Noé, foi quem levou os homens a desprezar a Deus. Ao mesmo tempo valente e corajoso, persuadiu-os de que deviam unicamente ao seu próprio valor, e não a Deus, toda a sua boa fortuna. E, como aspirava ao governo e queria que o escolhessem como chefe, abandonando a Deus, ofereceu-se para protegê-los contra Ele, construindo uma torre para esse fim, tão alta que não somente as águas não poderiam chegar-lhe ao cimo como ainda ele vingaria a morte de seus antepassados” (JOSEFO, 2004, p. 28 – acréscimo nosso).

 4 O legado de Ninrode (paganismo).

Segundo o pastor Abraão de Almeida, Ninrode é o deus babilônico Marduque que, segundo a mitologia babilônica, havia sido o deus que teria prevalecido sobre as demais divindades e estabelecido a ordem cósmica. “…esse falso deus recebeu um culto especial em todo o mundo antigo, na qualidade de dono e senhor, como aliás é o significado do seu nome mais popular: Baal.

(…).Marduque, Melkart, Kemosh (deus de Moabe) seriam apenas algumas das várias representações pagãs de Ninrode. Afirma-se que o centauro, deus grego - um cavalo com uma cabeça de homem e com uma arca na mão - era adorado em memória de Ninrode, que foi o primeiro caçador e o primeiro homem a usar o cavalo para a caça e a guerra.

O famoso rei de Babilônia, segundo a religião desta ímpia cidade, casou-se com Semíramis, a mesma Astarte, Astorete, Ísis, Isthar, Afrodite, Vênus, Diana etc.(1) A imagem desta última, em Éfeso, com sua coroa de torres na cabeça, representava a mesma mulher e era adorada como a deusa da fortificação, por ter sido ela a primeira a fortificar Babilônia com muros e torres.

 ‘Astarte é a Isthar de Babilônia, a deusa da estrela matutina, a Vênus da guerra e do amor. Deusa do amor, Astarte patrocinava a volúpia e a fecundidade. Foi dotada de uma personalidade tão rica que muitas outras deusas acabaram fundindo-se nela, de tal modo que pode a Bíblia falar de Astartes no plural para designar todas as divindades femininas locais. Contudo, a Escritura não desconhece que Astarte foi a deusa-tipo, a rainha do céu, exercendo em todos os tempos seu poder sedutor sobre o temperamento feminino.’…” (op.cit., p.21).


Os propósitos da construção (Gn 11.4).

 Segundo Matthew Henry (2010, p. 71), foram três os motivos da construção da Torre de Babel: 

(a) Ela parece destinar-se a uma afronta ao próprio Deus (Gn 11.4-a). Pois eles desejavam construir uma torre cujo cume tocasse nos céus, o que evidencia um desafio a Deus, ou pelo menos, uma rivalidade com Ele. Eles desejavam ser como o Altíssimo, ou pelo menos, aproximar-se dele o mais que pudessem, não em santidade, mas em altura;

 (b) Eles esperavam, com isto, fazer um nome para si (Gn 11.4-b). Eles desejavam fazer alguma coisa para que se falasse deles agora e para dar a conhecer à posteridade que havia existido homens assim no mundo. Em lugar de morrer sem deixar algo que os recordasse, eles desejavam deixar este monumento do seu orgulho, e ambição, e tolice; e,

 (c) Eles fizeram isto para impedir a sua dispersão (Gn 11.4-c). Para que pudessem estar unidos em um império glorioso, eles decidem construir esta cidade e esta torre, para que fossem a metrópole do seu reino, e o centro da sua unidade.

Bençãos de Deus Para sua vida!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra Profética.