sábado, 19 de dezembro de 2015

ISAQUE,O SORRISO DE UMA PROMESSA.

ISAQUE,O SORRISO DE UMA PROMESSA.

OS HERDEIROS

O nome da legítima mulher de Abraão era Sara. Foi dela que ele obteve tardiamente um filho, cujo nome era Isaque. Este é o filho da promessa, o legítimo herdeiro dos vínculos sagrados existentes entre DEUS e o seu povo Israel.

 E essas promessas de caráter eterno seriam extensivas à posteridade do patriarca Abraão. Antes de Isaque ser concebido, Sara entendeu, porque era estéril, que o seu marido deveria gerar um filho através de sua escrava Agar. É assim que nasce Ismael, o primeiro filho de Abrão. Embora para ele DEUS não tivesse reservado nem intenções nem promessas, é-lhe dada em possessão também uma área geográfica demarcada e um destino divinamente estabelecido.

 Com Quase 140 anos Abraão casa-se novamente e,através de sua esposa Quetura,torna-se o ancestral dos clâs de: Zamrã, Jocsã, Madã, Midiã, Jesboc e Suá. Os midianitas participaram de forma especial na história subsequente do povo de Israel.Da mesma forma que os demais povos,eles também assumiram um estilo de vida nômade e,por fim,alcançaram toda a vasta península sírio-árabe.
Segundo Flávio josefo,Abraão aconselhou a todos que se fossem estabelecer em outros países. Eles ocuparam a Troglodita e toda aquela parte da Arábia Félix que se estende até o mar Vermelho.

Ismael. 

Em seguida, diz-lhe o anjo: “Ergue-te, levanta o moço e pega-o pela mão,porque dele farei uma grande nação” (Gn 21.18).

 O mensageiro celeste reafirma a Agar a promessa que o Senhor fizera a Abraão (Gn 17.20; 21.13).. O que parecia morte faz-se vida; o que era maldição torna-se grande bênção. Como está o seu filho? Não o deixe caído. Tome-o pela mão. Erga-o a uma vida de triunfos.

Mais adiante, o autor sagrado mostra os êxitos e façanhas de Ismael . Deus era com o menino. Ele cresceu, fez-se hábil arqueiro e passou a morar no deserto. Obediente à mãe, aceitou de bom grado a esposa que Agar fora buscar-lhe no Egito (Gn 21.20,21). Ismael gerou doze príncipes que, espalhando-se pela região da Arábia, fundaram reinos e nações.

Segundo Flávio Josefo,Quando Ismael chegou à idade de se casar, Agar deu-lhe por esposa uma mulher egípcia, porque ela também havia nascido no Egito. Ele teve doze filhos:
Nebaiote, Quedar, Abdeel, Mibsão, Misma, Duma, Massa, Hadade, Tema, Jetur,
Nafis e Quedemá. Eles ocuparam toda a região que está entre o Eufrates e o
mar Vermelho e a chamaram Nabatéia. Os árabes originaram-se deles, e os
seus descendentes conservaram o nome de nabateenses por causa do seu valor
e da fama de Abraão.Ismael morreu com 137 anos.

Isaque

O nome dado por DEUS antes do nascimento da criança (Gn 17.19) significa ‘ele ri’, ‘aquele que ri’, ou simplesmente ‘riso’.
Nada é conhecido sobre os dias da infância de Isaque. Em seguida, vemo-lo grande e forte o suficiente para carregar a madeira para o fogo do altar subindo a montanha, não sabendo que ele mesmo seria colocado no altar. A experiência de ter sido amarrado como uma vítima de sacrifício e então liberto pela intervenção divina deve ter afetado profundamente toda a sua vida”

DEUS tinha planos para Isaque, e mostraria ao jovem que Ele cumpre suas promessas.
Segundo Luiz Henrique, Isaque com 3 anos foi desprezado por seu irmão Ismael, com 33,5 foi oferecido em sacrifício, com 37 perdeu sua mãe, com 40 se casou, com 60 lhe nasceu dois filhos, morreu com 180 anos).

Alguns desafios

Assim como Abraão,Isaque enfrentou alguns desafios,que,direta ou indiretamente,solidificaram sua fé, e o levaram para mais perto da promessa feita a ele por Deus(Gn21.122 e 26.3-5).

O Primeiro Grande Desafio

 "Problema Ismael".que decorreu da sugestão de Sara para que Abraão tivesse um filho com Agar,uma escrava (Gn16.4).Essa atitude permitida e bastante comum naquela sociedade só passou a ser um problema quando Sara se percebeu grávida(Gn16.4).

-Essa atitude fora uma tentativa de adiantar o cumprimento da promessa que Deus lhe fizera.Por treze anos Abraão não ouviu a voz do Senhor.

O Segundo Desafio de Isaque

O Encontro de Isaque com Deus.registrado em Gênesis 22,refere-se à história do seu sacrifício,ou melhor,de seu "quase" sacrifício.Essa não era prova apenas para Abraão,mas também para Isaque,pois este já não era mais uma criança,mas um jovem(Gn22.5,12).

Não há dúvidas de que o Senhor queria provar a fé do patriarca.Todavia,era sua intenção também levar o jovem Isaque a um encontro pessoal e fortemente experimental com o Deus de seu pai.(lb)

O Terceiro Desafio de Isaque

O seu casamento.Esse lindo episódio ocorreu algum tempo depois da morte de Sara,fato que lhe trouxe um vazio(Gn24.63).Nesse contexto,o servo principal de abraão foi orientado a ir até Harã,norte da Mesopotânia,(hoje Síria)para buscar uma esposa para o jovem patriarca.Cada etapa desse grande desafio foi marcada com fé,oração(Gn24.2-4,11-14 e 60) e milagres especiais.Ao fim dessa etapa,a escolhida,Rebeca,uma mulher movida pela fé,deslocou-se de sua terra,casou-se com Isaque,mostrou-se uma esposa querida e se transformou em um importante elo na história dos hebreus(Gn24.60,61).

-O propósito de Eliezer diante de Deus cumpriu-se na íntegra(Gn24.1-26).Cada camelo armazenava 90 litros de água.Eram dez camelos(v.10).Imaginem o esforço de Rebeca em tirar água do poço usando um cântaro(v.20).Eliezer ficou observando e não teve a menor dúvida que Deus estava naquele negócio.

O Quarto Desafio de Isaque

"O conflito com os filisteus".Naquela terra de peregrinações,Gerar,os nativos dificultavam a estada de Isaque e de sua família,entulhando os poços que eram fontes de recursos para a sobrevivência desses(Gn26.15-22).Diante daquela situação,Isaque teve uma atitude de fé,coragem e confiança naquele que disse:"Eu sou o Deus de Abraão,teu pai.Não temas porque eu sou contigo,e abençoar-te-ei e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão,meu servo"(Gn26.24).

-Os filisteus sempre foram inimigos dos judeus e mesmo assim Isaque habitou entre eles:"...o Senhor o abençoava."(v.12).Muitas foram as experiências que marcaram a passagem de Isaque por Gerar.

-Os v.v. 26-31 relatam sobre o pacto entre Abimeleque, rei dos filisteus, e Isaque.O motivo que levou Abimeleque a procurar Isaque está nos versículos 28,29:"...Vimos claramente que o Senhor é contigo...Tu és agora abençoado do Senhor."Está comprovado mais uma vez,que,por meio de Isaque,seriam realizados os propósitos divinos contidos na promessa feita a Abraão.

Estudo preparado e ministrado por Jocemar Porto,Graduado em Teologia pelo (IBAD).

Bibliografias:

EUGENE,H.MERRILL,História de Israel,Cpad.

PENTATEUCO,"CURSO MÉDIO,IBAD.

PENTATEUCO,"CURSO BÁSICO,EETAD'.

FLÁVIO,JOSEFO,HISTÓRIA DOS HEBREUS,CPAD.

(Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 989);

O POVO DE DEUS E SUA HISTÓRIA;CURSO MÉDIO,IBADEP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra Profética.