terça-feira, 4 de setembro de 2012

A TENTAÇÃO DE JESUS.

A TENTAÇÃO DE JESUS-(MATEUS 4.1-11).

O autor da Epístola aos Hebreus(4.15)diz que Jesus foi tentado em tudo.Essa declaração parece chocar-se com a logica da Divindade,uma vez que é impossível que Deus seja tentado ou submetido à tentação.

Porém,devemos analisar essa declaração sob a ótica cris-to-lógica que destaca as duas naturezas de Cristo,a Divina e a Humana.

1.Ele foi tentado em tudo (Hb4.15).

Jesus foi tentado como homem e não como Deus.Era a encarnação do Verbo Divino que assumiu completamente a humanidade em seu ser.

Ele não era meio-Deus  nem meio -homem.Ele era cem por cento  Deus e cem por cento homem.Ao despir-se de sua glória divina,Ele submeteu-se a toda experiência humana como homem completo,e foi como tal que Ele foi tentado pelo diabo no deserto.

2.Ele venceu a tentação em sua essência.

A tentação vem de fora,mas a sua essência pode estar profundamente arraigada no coração das pessoas.A diferença entre Jesus e nós era que Ele não herdou a natureza pecaminosa que herdamos de Adão e Eva.

jesus foi gerado pelo o Espírito Santo,mas tinha um corpo como nós.Mas Ele venceu para que também vencêssemos.

3.Por que Jesus foi tentado pelo diabo?

John Broadus,em seu comentário  de Mateus ,Pg.123, responde a essa questão da seguinte maneira:
1.Ele daria,pela tentação ,prova de sua verdadeira humanidade,de que possuía uma alma humana.
2.Seria parte do seu exemplo  a nós.
3.Faria parte de sua disciplina pessoal.
4.Faria parte de sua preparação  para ser um intercessor compassivo(Hb2.18).
5.Era parte da grande batalha na qual"a semente da mulher pisaria a cabeça da serpente"(Gn3.15).

Ao tentar Jesus,o diabo queria convence-lo a desistir ou adiar sua missão.O tentador sabia qual era a missão de Jesus,por isso,procurou criar-lhe situações embaraçosas,tentando levá-lo a empregar meios contrários ao plano divino.

Jesus,contudo não cedeu a nenhuma das insinuações satânicas.Ele não fraquejou,nem tomou atalhos para cumprir sua missão.Do mesmo modo,somos tentados a provocar a ira de Deus e a pecar contra a sua vontade soberana,mas devemos resistir firmes na fé (Tg4.7);1Pe5.8,9).

4.Jesus foi tentado no deserto.

Ao final dos 40 dias e 40 noites no deserto,Jesus estava fraco fisicamente.Ele necessitava alimentar-se.
O diabo percebendo esse fato,entendeu que seria uma boa oportunidade de induzir a Jesus a pecar contra o Pai.

Vendo muita pedra naquele deserto,o diabo procurou despertar em Jesus os instintos básicos do ser humano.As pedras facilmente provocariam a imaginação de um homem faminto.

Ele poderia produzir um milagre de transformação daquelas pedras em pão,mas resistiu ao diabo:"nem ´só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus"Mt4.4).

Ao colocar em dúvida a identidade divina de Jesus com um "SE",o diabo estava tentando obrigar a Jesus a mudar o curso da ordem natural das coisas,induzindo Jesus a desobedecer ao Pai.

quantas vezes as nossas tentações começam com um"se" de dúvida ,de indução maldosa à prática de coisas impróprias.

5.Jesus foi tentado no pináculo do templo(Mt4.5,6).

Uma das armas do diabo é o orgulho,por isso, tentou provocar tal sentimento em Jesus.Mas esse sentimento não estava no coração de Jesus,porque Ele não herdara a natureza caída de Adão e Eva.O diabo  queria que Jesus se lançasse do pináculo do templo para que fosse amparado pelos anjos,ocasionando assim a ira do Pai,por estar desviando o curso normal  das coisas.

Mas Jesus respondeu-lhe imediatamente:"Também está escrito:Não tentarás o Senhor teu Deus"Mt4.7).Aprendemos com esta tentação de Jesus que devemos ter sempre em mente o senso da vontade de Deus.Nada devemos fazer que contrarie a soberana vontade do Pai Celeste.

6.Jesus foi tentado no alto monte(Mt4.8-10).

Levado a um alto monte onde se podia ver os reinos da terra,o diabo mentirosamente se disse dono de tudo.Ele sabia que Jesus era o verdadeiro dono  e que havia promessas messiânicas de um reino universal onde Jesus seria o Rei.

O diabo sabia,também,que Israel aguardava a restauração do reino,e que o Messias prometido se assentaria no trono de Davi.Jesus era o Rei prometido e esperado.Se Ele cedesse às provocações satânicas,certamente prejudicaria todo o plano divino.

É assim que Satanás opera em nossos dias.Ele procura compelir-nos a galgar lugares e posições fora do tempo,a tomar decisões precipitadas e,acima de tudo,a contrariar a vontade de Deus.que E boa e perfeita.
leia com muita atenção a Palavra de Deus pois Ela é a espada do Espírito Santo,foi com Ela que Jesus venceu o diabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra Profética.