quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

CONSTRUINDO EM TEMPOS DE CRISE



Quem era Neemias. Seu nome significa "Deus Consola". Era filho de Hacalias. Pouco se sabe a respeito de sua família. Ele ti­nha um irmão, por nome Hanani (Ne 7.2). No momento em que se informou da crítica situação de Jerusalém, ele se achava na função de copeiro do rei Artaxerxes, da Pérsia. 


  • Era uma função de plena confiança do monarca. O copeiro sempre tinha acesso ao rei. Se­gundo Warren, "O copeiro do rei era uma combinação do primeiro ministro, guarda-costas, agente pessoal de segurança e ajudante do rei. 


  • Era a pessoa na qual o rei mais confiava. Suas responsabilidades incluíam a obrigação de provar o vinho antes que o rei o bebesse, para assegurar-se de que não estava envenenado. Artaxerxes lhe con­fiava a própria vida".4
Não consta que Neemias pertencesse a uma família importan­te. Residia no palácio como membro de um povo que estava sob o domínio estrangeiro. Possivelmente, fosse um verdadeiro servo de Deus que soube dar testemunho de sua fidelidade e amor ao seu povo. Deus usa pessoas independente de sua classe social, função ou cargo que exerça. A sua exigência é que seja um servo fiel.

Chamado por Deus. Catorze anos depois da expedição de Es­dras (444 a.C), Neemias foi informado da miséria em que se encontrava Jerusalém, apesar de o Templo já estar reconstruído (Ne 1.1.2). 

A missão de Neemias era reconstruir os muros de Jerusalém que estavam fendidos "e as suas portas, queimadas a fogo" (Ne 1.3). Aqui já temos uma grande lição. Não adianta ter um templo bonito se os crentes estão em desobediência ao Senhor.

O resultado é miséria espiritual, que pode levar à ruína moral e material. Templo sem muro é igreja sem doutrina, sem proteção. Portas queimadas são sinônimo do liberalismo que domina muitas igrejas. Portas que permitem a entrada do mundanismo. Será não é isso o que está ocorrendo com grande parte das igrejas evangélicas em nosso país? Perderam sua identidade e os padrões norteadores da conduta cristã.

UM HOMEM DE ORAÇÃO.

1°Neemias colocou seus projetos no altar do Senhor.(1.v.11).

 "Assentei-me e chorei..." (Ne 1.4). Crise significa tanto ameaça quanto oportunidade. Neemias era um honrado oficial do rei da Pérsia. Ao tomar conhecimento da Situ­ação de seu povo em Jerusalém, sentiu-se tocado para fazer alguma coisa. Mas antes orou a Deus. Sua longa oração (Ne 1.5-10), com lágrimas, lamento, jejum, adoração, súplica, confissão de pecados e intercessão, é um exemplo de como um homem de Deus deve posicionar-se em momentos de crise. Ele seguiu o que Deus declarou em 2 Crônicas 7.14. Hoje, no meio evangélico brasileiro, há muitos pregadores, cantores, mas poucos gostam de orar. Para orar não se cobram cachês, não se disputam lugares. Muitos falam, mas poucos se quebrantam em oração.

UM HOMEM HUMILDE(1.v.5).

2°Neemias Tributou a Deus o Sucesso de sua causa.(2.v.8).

-Há cinco coisas que Neemias precisa alcançar do rei.

1°Ele precisa que o rei mude sua política acerca de Jerusalém(v.5;Ed.4.21,22);

2°Ele precisa de ser enviado pelo rei.(v.5);

3°Ele precisa de carta de recomendações(v.7);

4°Ele precisa de provisão para a obra.(v.8);

5°Ele precisava de proteção.(v.9).

 de acordo com o texto o rei lhe concedeu tudo o que Neemias pediu.porém o que mais me chamou atenção foi a frase "Segundo a boa mão de Deus que estava sobre mim! Uau! que lição aprendemos aqui não é verdade.tudo vem de Deus.

3°UM HOMEM PRUDENTE.(2.12).

"Embora Neemias tivesse chegado como governador,com plena autoridade do Império Persa,não fez nada durante três dias e nem contou a ninguém os planos que Deus lhe confiara'. Durante três dias ele investigou e avaliou a situação.só depois de investigar e avaliar Neemias convocou o povo e Declarou o Motivo da sua visita.

meu amigo(a),seja prudente, aja com cautela,não saia por aí contando os teus sonhos para qualquer pessoa.não compartilhe seus projetos com pessoas negativas,pessoas pessimistas pessoas sem visão que só consegue ver derrotas,conte seus projetos para pessoas otimistas cheias de fé .espere a hora certa para agir.

Bençãos de Deus para sua vida. Jocemar Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra Profética.