domingo, 7 de fevereiro de 2016

ISAÍAS,O PRÍNCIPE DOS PROFETAS

ISAÍAS,O PRÍNCIPE DOS PROFETAS

.

Na sua primeira comissão Isaías apresenta um Deus de Juizo.

Em Isaías.41:23,24,é nos mostrado que quando o povo de Deus age como pagão,-compartilha do castigo destinado aos pagão.
Em Isaías.42.24,25. vemos que Jacó pode tornar-se-um despojo-se não caminhar pela verreda de Deus.
Em Isaías.43:28 lemos que príncipes e mestres são destacados como aqueles que merecem ser julgados,se não cumprirem os seus deveres.
Em Isaías.48:1,2 aprendemos que os hipócritas jamais escaparão.
Em Isaías.48:3, a rebelião é condenada.
Em Isaías.48:5,embora a idolatria possa ser praticada pelo povo de Deus,este não escapará ao juizo divino.
Em Isaías.48:22 somos imformados de que é impossível a paz sem a retidão.

Na sua primeira comissão Isaías apresenta um Deus de Perdão:Redenção.

Em Isaías 48:12-22-O Senhor incentiva(convida) os injustos a participar da salvação da nação pelo Senhor.
1.O Senhor apresenta-se como Criador e soberano (v.12,13);
2.Demostra que só Ele previu a salvação de Israel por meio de Ciro (v.14,15);
3.Promete vir ao Seu povo na forma de Servo (v.16);
4.Promete paz e posteridade aos que o obedecerem (v.17,19).Isaías arremata o discurso divino exortando o povo a fugir da Babilônia (v.20) e participar com alegria do segundo êxodo (v.21,22).

Na primeira comissão,Isaías condenou as seguintes práticas abomináveis:

Os Pecados das Autoridades Políticas

Falta de Confiança.Os principais pecados praticados pela as autoridades políticas estavam relacionados ao modo como passaram a tratar a segurança do país e a manutenção de sua soberania.
De acordo com a Lei Mosáica,a nação deveria manter toda a sua confiança em Iahweh.

Alianças Políticas.Essa falta de confiança em Iahweh desencadeou outro erro:as tentativas de alianças políticas com outras nações.Judá,percebendo os intensos movimentos militares da Assíria e esquecendo-se das orientações divinas,cometeu o pecado de tentar uma aliança com Egito.

Falta de Responsabilidade.outros grave erro cometido pelas autoridades políticas foi a falta de responsabilidade,conferida por Deus,sobre o dever de cuidar do povo.Esse líderes não seguiram as orientações prescritas por Deus na Lei Mosaica e praticavam atos que prejudicavam a população.O rei governava por decreto e autoridade de Javé (Sl2.6-9).

Os Pecados da Liderança Religiosa.

Injustiça Social.A liderança deveria desempenhar seu papel com base na lei e aplicá-la de acordo com as necessidades do povo,mas isso não acontecia.
Os juízes,por exemplo eram subornados e,consequentemente,os julgamentos eram direcionados de modo a atender aos interesses dos mais ricos,ignorando as orientações da lei mosaica(Dt.17.6).

Essa justiça vendida lesava principalmente os órfãos e viúvas,os quais,além de injustiçados,eram perseguidos e explorados,situações condenadas por Deus e expressa na lei de Moisés.Os pobres eram explorados pelos ricos (Is1.17-23).
Ninguém aparece em juízo para defender a causa do pobre(Is.5:23).

O Alcoolismo,outro pecado social cometido pelo povo de Judá,era praticado principalmente nas festas das classes favorecidas economicamente...Esse pecado teve grande influência sobre a atuação dos juízes que,muitas vezes embriagados,perdiam a lucidez necessária para executar suas atividades."ibad''Profetas Maiores.


Os Pecados Religiosos.

Ritos de Fertilidade Idólatras Tais como:

Adultério e Prostituição cultual.As mulheres da corte real,por exemplo,para despertar a atenção,utilizavam adereços de origem pagã usados por Istar,uma deusa assíria e babilônica,vestiam roupas sensuais e desenvolviam trejeitos inadequados que resultavam,na maioria das vezes,em imoralidades,uma vergonha pública para Judá.

Sacrifícios em jardins (Is.65v.3) era uma prática comum em Judá nos dias de Acaz (cf.
1.29; 57.5 e Ez 20.28). Acreditava-se que a deusa da natureza era mais bem adorada entre as sepulturas, ou nos jardins, por meio de ritos em que o sensualismo tinha um papel especial.

Ingestão de Alimentos Impuros(Is.65.v.4)

O uso da carne de porco havia sido proibido desde os dias de Moisés (Lv 11.7), não somente por motivos sanitários, mas porque porcos novos eram sacrificados nas festas a Tamuz (Ez 8.14), ou no rito a Adonis (cf. 66.17). Isso indica que a localização do autor não era a Babilônia.

 Caldo de coisas abomináveis indicaria uma festa sacrifical de carnes impuras. A expressão realmente significa “fragmentos de coisas impuras”.

Sacrifícios De Crianças ao deus Moloque.

Adivinhação (Is.65.4)
Além da idolatria imoral,Judá e Israel também praticavam a adivinhação-influência exercida pelos vizinhos filisteus que viviam sob o mesmo "teto''geográfico(1Sm.6:1,2)-uma prática condenada sob pena de morte (Êx22:18;Lv.20:27).

Assentar-se junto às sepulturas também seria uma prática impura para os judeus, mas bastante aceita entre aqueles que buscavam comunicar-se com os espíritos dos mortos. “

Passando as noites junto aos lugares secretos envolve as práticas de rituais misteriosos. Isso provavelmente consistia em procurar mensagens do outro mundo ao dormir no chamado “lugar sagrado”. Jerônimo, ao comentar sobre essa passagem, chama a atenção para o fato de que os homens dormiam nas catacumbas do templo de Esculápio, na esperança de receber visões acerca do futuro.

Outros Pecados Praticados Pela Nação.

Cobiça egoísta.(Is.5.8)O Materialismo era marcado pela apropriação indevida de terras,a qual resultava em latifúndio,algo que foi proibido aos hebreus ao conquistarem Canaã(Dt19.14;27.17).Naquele período,as terras tinham sido distribuidas de acordo com a necessidade de cada tribo(Js.13-21).

Os ricos acumulavam casas e campos (5.8), instituindo leis opressoras (10.1,2) e controlando os processos judiciais (1.23; 5.23; 29.21).

 Enriquecidos pelas terras e propriedades tiradas dos pobres (3.15,16), os ricos se divertiam de manhã á noite (5.11,12,22),enquanto as esposas se pavoneavam orgulhosamente exibindo roupas luxuosas e jóias caras (3.16-23).

 O Senhor compara esta opressão aos pobres a atos violentos de assassinato e matança (1.15,21; 4.4)."zuk"

Auto Confiança.(Is.65:2).Isto,é, falta de dependência de Deus.Confiança em si próprio.
Além de confiar em alianças estrangeiras, o povo de Deus também colocava
a fé em armamentos próprios (2.7; 22.8) e fortificações artificiais.

 O Reino do Norte tinha orgulho de sua capital, Samaria, situada em uma colina que
dava vista para um vale (28.1). O povo de Jerusalém tentou deter o avanço dos
assirios fortalecendo mais a cidade.Enquanto confiavam em outras nações e na força própria, o povo de Deus rejeitou o profeta e a palavra de promessa."zuk"

Arrogância e Orgulho(Is.3.16-26;5.21).As mulheres do reino de Judá,em meio ao declínio espiritual,moral e político da nação,eram conecidas por seu apego desvairado por tudo o que a moda oferecia,e pela beleza externa,ao invés de primarem pela santidade interior e pelo amor a Deus.Eram mulheres egocêntricas,que procuravam ser belas para despertar atração sensual e que cuidavam somente do que lhes interessava,sem demonstrarem qualquer preocupação com os oprimidos,os pobres,ou com a crítica condição espiritual de suas famílias e compatriótas.

Corrupção dos Padrões Morais de Deus.(Is.5.20);
A abestinência sexual para os solteiros ,Casamento Monogâmico etc.

Cinismo.
Zombaria de descrença no poder de Deus para julgar o pecado(Is.5.18,19).

Uma Atitude de Autojustificação (Is.65.5);


Formalismo no Culto.A Falta de temor religioso no culto.A Falta de espiritualidade do povo.

"...Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra,mas,  o seu coração está longe de mim,e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens,que maquinalmente aprendeu."(Is.29.13).

Ev.JOCEMAR-PORTO.

Bibliografias;
Bíblia de Estudo Pentecostal.Cpad;
O Novo Comentário Bíblico,Antigo Testamento,Central Gospel;
Teologia do antigo Testamento,Smith, Ed.Vida Nova;
Enciclopédia de Teologia,filosofia e Bíblia,Champlim;
Teologia Bíblica do Antigo Testamento,Zuk.Cpad;
Comentário bíblico Beacon,Antigo Testamento.Cpad.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra Profética.