sábado, 25 de abril de 2015

OS EVANGELHOS.

COMPARANDO OS QUATRO EVANGELHOS.

Mateus,Marcos,Lucas e João.Quatro testemunhas,diferentes e independentes entre si,todas,porém,tendo por objetivo a apresentação do Salvador do mundo aos homens.

O Evangelho  segundo Mateus é considerado o Evangelho do Rei dos judeus.

O Evangelho segundo Marcos é considerado o Evangelho do Servo de Deus.

O Evangelho segundo Lucas é considerado o Evangelho do Filho do Homem.

O Evangelho segundo João é considerado o Evangelho do Filho de Deus.

Propósito de cada escritor.

Mateus escreveu seu evangelho para os judeus.Primeiramente,escrito em hebraico ou aramaico,visava,especialmente,aos judeus,razão pela qual o Antigo Testamento é nele citado muitas vezes.

Marcos escreveu para os romanos.A maioria dos eruditos,baseada em evidências antigas,aponta Roma como sendo o lugar em que este Evangelho foi escrito.

Lucas escreveu aos gregos,endereçado,pessoalmente,a um amigo íntimo,grego,de nome Teófilo.Lucas,segundo Eusébio,era natural de Antioquia,na Síria.

João escreveu para a Igreja enquanto estava em Éfeso,a fim de combater erros do Gnosticismo relacionados à divindade de CRISTO.

Mateus narra o ministério do rei, sua rejeição por Israel e a predição da sua Segunda Vinda em poder e grande glória.

Marcos registra com exatidão tanto as declarações,como os efeitos de CRISTO.

Lucas declara que fez um estudo geral dos acontecimentos que relata,a fim de escrever um tratado à altura.

João faz no seu livro a apresentação teológica de CRISTO.De todos,o Evangelho Segundo João é o mais profundo.

Ênfase de cada escritor.
Cada um dos autores bíblicos dos Evangelhos lançou luz sobre um aspecto do ministério terreno de Jesus.Vejamos.

-MATEUS enfatiza os sermões de Jesus.

-MARCOS enfatiza os milagres de Jesus.

-LUCAS    enfatiza as parábolas de Jesus.

JOÃO enfatiza a divindade de Jesus.

Características predominante de CRISTO,segundo cada escritor.

Mateus realça o caráter profético de Jesus.É o “livro da geração de Jesus Cristo filho de Davi,filho de Abraão.”Esta declaração reciona-O a dus das mais importantes alianças do Antigo testamento:a aliança davídica da soberania e a aliança abraâmica da promessa(2Sm7.8-16;Hb11.17-19):o Rei prometido(Jr23.5) e o Renovo de Davi(Jr33.15).

Marcos atém-se ao  Seu caráter prático.No Evangelho Segundo Marcos,Jesus é visto como o poderoso Obreiro,mais do que como Mestre-mais do que palavras;o servo do Senhor-“o meu Servo,o Renovo”(Zc3.8).O versículo chave está em Marcos10.45 e também Filipenses 2.5-8.

Lucas destaca o aspecto histórico do Messias.A vida de Jesus Cristo é narrada com grande beleza e perfeição.Visando aos gregos,Lucas considerou o que eles representavam:a cultura,a filosofia,a razão,a beleza e a educação.O Homem Perfeito é a particularidade salientada no evangelho em apreço,quea dá ênfase na perfeição da humanidade de Cristo.

João enfatiza a característica espiritual de Jesus.Alguns fatos são relatados apenas neste evangelho,entre eles,o primeiro ano de ministério(Jo2,4);os grandes ensinos de Jesus sobre o novo Nascimento- a Água Viva,o Pão da Vida,o Bom Pastor, a Luz do Mundo e os propósitos  de Cristo na última Ceia(Jo13-16).Ressalta-se ainda que somente João apresenta Jesus como divino filho de Deus:”Estes,porém,foram e registrados para que creiais que  Jesus é o Cristo,o Filho de Deus,e para que crendo,tenhais vida em seu nome.”(Jo20.31). O livro todo é um testemunho desta verdade.

Aula introdutória aos evangelhos Ministrada por Jocemar Porto da Costa. Pastor titular da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Missão situada na Rua Itália, n°209, Jardim Veneza, em Cascavel-Paraná.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra Profética.