sábado, 13 de dezembro de 2014

O VALOR DA HUMILDADE.

O VALOR DA HUMILDADE.
Semelhantemente  vós,jovens,sede sujeitos aos anciãos;e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade,porque Deus resiste aos soberbos,mas dá maior graça aos humildes.”
1Pedro.5.5.
A humildade deve ser o sinal distintivo de todo o povo de Deus.É a ausência de orgulho de si mesmo;a consciência das nossas fraquezas e a disposição de atribuir a Deus e aos outros o crédito por aquilo que estamos realizando ou que já alcançamos.
A palavra “cingir” significa atar um  pedaço de pano em si mesmo.
Nos tempos do N.T ,os escravos atavam um pano branco ou um avental às suas roupas,afim de que os outros soubessem que eram escravos.
A exortação de Pedro é que atemos em nós mesmos  “pano” da humildade,fim de sermos identificados como crentes em Cristo Jesus,ao agirmos com humildade para com o próximo. Vejamos o que  A Bíblia diz sobre a humildade.
1. A humildade é necessária para quem quiser
servir a Deus (Miq. 6:8).
2. Ê uma das principais características dos santos
(Sal. 34:2).
3. Vem antes Da honra (Pro. 15:33).


3. Aqueles que são humildes vêem suas orações
serem respondidas por Deus (Sal. 9:12; 10:17).

   4. Os humildes usufruem da presença de Deus (lsa.
57:15).
5. Deus livra os humildes de seus inimigos (Jó'
22:29).
6. A humildade antecede à honra (Pro. 22:4).

7. A humildade é uma excelente virtude (Pro.
16:19).
8. A humildade pode afastar os juízos temporais (11
Crô. 7:14; 12:6,7).
9. Os humildes são os maiores no reino de Cristo
(Mat. 18:4; 20:26-28
10. A faIta de humildade é condenada (11 Crô. 33:23;
Dan.5:22).
                              11. A humildade é uma bendita virtude (Mat, 5:3):

 Veja a seguir alguns exemplos Bíblicos de humildade;
Começamos com Davi o homem segundo o coração de Deus.

Davi era um homem humilde e reconhecedor de suas limitações (Sl131;40.12,17).Apesar de ser um soldado inigualável,um comandante corajoso,um rei exemplar,sempre atribuiu todas as suas vitórias ao Senhor dos Exércitos . Quanto  mais o homem se aproxima da bondade,santidade e grandeza do Altíssimo,mais consciente se torna de Seus pecados,mazelas e misérias(Rm7.24,25;12.3).

Mardoqueu. Primo da rainha Ester e fiel servidor do palácio (Et2.5-7,21),Mardoqueu era um exemplo de autêntica humildade,confiança e obediência a Deus.(Et5.13,14).A despeito de ser promovido e exaltado pelo rei,nenhum direito reivindicou;sequer exigira as glórias que eram devidas,mas retornou ao trabalho cotidiano(Et 6.11,12),deixando tudo nas mãos do Senhor.Mais tarde ,esse extraordinário homem foi honrado e reconhecido como o protetor do povo Judeu.(Et 10).

ESTER.Ester estivera algum tempo sob os cuidados de Hagai,guarda das mulheres(Et2.8).Segundo a narrativa bíblica ela poderia pedir-lhe o que quisesse,entretanto,contentava-se com o que lhe oferecia(Et2.15).Quantos,no lugar de Ester,não se esqueceriam do Senhor,usufruindo das iguarias e dos recursos que estivessem à sua disposição. O conselho de Pedro em sua primeira carta,capitulo três,versículos de três  a cinco ,aplica perfeitamente à vida de Ester
.
JOSÉ. José era servo e superintendente dos bens de Potifar(Gn39.4-6).A Bíblia não diz quanto tempo ele exerceu esta função,mas afirma que Potifar sabia que Deus estava com ele e o fazia prosperar em tudo(Gn39.3).Apesar de ser o agente da propriedade de Potifar,José não tirou proveito disso.Ao contrário,permaneceu humilde e abnegado.No palácio,ao interpretar o sonho de faraó,José poderia engrandecer-se.Mas não o fez.Ele era humilde e soube esperar o tempo de Deus.

MOISÉS.  Moisés pretendia conduzir o povo sozinho .todavia,seu sogro,um homem cheio de sabedoria ,aconselhou-o a utilizar um método eficaz de liderança(Êx18.17-24).Moisés poderia simplesmente não aceitar o conselho de Jetro.No entanto,não foi assim que agiu!A palavra diz que na multidão de conselheiros há sabedoria(Pv11.14).

APOLO. Ele era um jovem muito inteligente ,talentoso e culto. A bíblia diz que Apolo era Eloquente,poderoso nas escrituras,fervoroso de espírito,ousado na pregação e instruído no caminho do Senhor.mas mesmo assim Apolo demonstrou grande desprendimento ao consentir ir a casa de um fabricante de tendas e sua mulher,e receber instrução não apenas de um simples trabalhador,mas de uma mulher também.
E  para  terminar o Exemplo de JESUS.
Jesus foi modesto em toda a sua maneira de viver (Mt11.29).Ele demonstrou sua humildade ao despojar-se de sua glória (Fp2.8);na irrestrita obediência à vontade do Pai(Jo5.30;6.39).quando lavou os pés dos discípulos(Jo13.3-5);e ao relacionar-se com todas as pessoas,independente de sua raça ou posição social(Mt9.11).
A humildade é um aspecto do caráter imprescindível a todos os crentes(Ef4.1,2;Cl3.12),pois os humildes sempre alcançam o favor do Senhor(Tg4.6).

Que Deus nos ajude a cultivar esta virtude!! Que Deus possa abençoar a sua vida, a sua família o seu ministério o seu emprego em nome de JESUS O CRIS TO. Feliz 2015.
Com Amor Ev. JOCEMAR PORTO.

FONTES DE CONSULTAS.
Lições Bíblicas 3°trimestre de 2007; A BUSCA do caráter cristão.

Bíblia de Estudo Pentecostal. Cpad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra Profética.