sábado, 5 de janeiro de 2013

A APOSTASIA NO REINO DE ISRAEL.

TEXTO ÁUREO."1REIS 16.31".

VERDADE PRATICA :

A apostasia na história do povo de Deus é um perigo real e não uma mera abstração.Por isso,vigiemos.


Apostasia: significa  deixar o caminho do dever , abandonar a fé ou mudar de religião.

existe dois níveis de Apostasia :
1. Apostasia Teológica:,i.é,a rejeição de todos os ensinamentos de Cristo e dos Apostolos  ou dalgum deles conforme "1Tm.4.1 .a onde a expressão Apostatarão no original significa "Revoltar-se contra ,instigar revolta, guiar para fora.

2.Apostasia moral.,i.é.,aquele que era crente deixa de permanecer em Cristo e volta a ser escravo do pecado e da imoralidade."Por exemplo em  Hebreus 6.6".encontramos a expressão RECAÍRAM. que quer dizer no original. cair para um lado,i.e.,(figurado) apostatar:- desaparecer.  deixar o caminho do dever, desmoronar.

A missão de Elias: 

todos os profetas que foram chamados por Deus receberam uma missão especial. A missão de Elias, era ,a de combater a Apostasia.

 Acabe o sétimo rei de Israel (reino do norte).foi um rei sincrético e muito mau a Bíblia diz que antes dele ,não houve um rei como ele. Acabe promoveu o paganismo em Israel de forma como nunca se vira antes.Tudo começou com o seu casamento com Jezabel cujo o nome significa "espírito de contenda",ela era uma princesa dos sidonios (1Rs16.31),tornando-se um adorador de Baal e chegando ao cúmulo de construir um templo e erguer um altar a esse  deus em Samaria(1Reis16.32,33).

A intenção do rei ,com o casamento ,era de ampliar as relações comercial com o rei de Tiro,algo que já havia sido  bem lucrativo nos dias de Salomão.Porém,Jezabel ,uma mulher de personalidade muito forte e ferrenha e adoradora de Baal,desenvolveu um plano de extirpar o culto ao Senhor de Israel e implantar o culto a Baal(1Reis18.4).

para alcançar tal objetivo,deu ordens para matar os Profetas de Deus, enquanto que os profetas de Baal comiam em sua mesa .

É  interessante notar que ,nesse  período , houve paz entre Israel e Judá.Josafá governava o Reino do Sul e era um Rei Temente e Piedoso.

Em alguns momentos ,esses reis até tornaram-se aliados,mas Josafá não foi capaz de influenciar Acabe. O grande adversário de Israel nessa época foi,na figura do rei Ben-Hadade da Síria.

continua...



2 comentários:

  1. A paz do Senhor para o irmão. Maravilhoso o seu blog. Muito edificante. Também gosto muito do estudo da Palavra. Por isso vou ser mais um seguidor desse maravilhoso trabalho. Que O Senhor continue abençoando.

    ResponderExcluir
  2. "A paz do Senhor meu amado irmão,muito obrigado pelo comentário,que Deus Abençoe a sua família , ore em nosso favor pois temos um grande desafio para esse ano de 2013. além da "EBD". também temos o Curso Básico de Teologia do IBADEP.

    ResponderExcluir

Palavra Profética.