sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

ATRAINDO O OLHAR DE JESUS.

Texto Básico: Lucas 19.1-10.


A conversão de Zaqueu.


E,entrando em Jericó,ia passando(1).

Ele estava a caminho de Jerusalém,pouco antes de sua paixão.Jericó era uma próspera cidade comercial na estrada da Peréia para Jerusalém e Egito.
Estava localizada no vale do Jordão,a cerca de 8 quilômetros do Jordão e 27 quilômetros de Jerusalém.(CBB).

Por causa do seu Clima quente,era um lugar preferido pela Aristocracia para passar o inverno.(Moody)
Jericó era usada por Herodes como sua capital de inverno,Tendo sido ornamentado por estruturas tipicamente Gregas ou Romanas.por Herodes e seu Filho Arquelau.de tal modo que não tinha a aparência tipica das cidades da Palestina.(Champlim).

Por causa dos seus Jardins de Rosa e do seu Grande Bosque de Palmeiras,Josefo o historiador,a Chamou de "Uma Região Divina", "A mais Rica da Palestina".(Willam Barclay).

pois Bem é nessa Bela e Rica cidade que morava um homem chamado Zaqueu.mas Afinal quem era Zaqueu?

E eis que havia ali um homem,chamado Zaqueu;e era este um chefe dos publicanos e era rico(v.2).

Devido ao considerável comércio que passava por jericó,e á sua localização estratégica em uma importante rota do tráfego internacional de bálsamo,provavelmente ali se encontrava uma das maiores alfândegas daquela parte do Império Romano.

Zaqueu era o chefe dos cobradores da alfândega de Jericó,e a renda que obteve com esta atividade fez dele um homem rico.O nome Zaqueu é de origem hebraica e significa "puro ou Justo".(CBB).

Zaqueu,na condição de chefe dos cobradores,provavelmente adquiriu o direito de contratar outras pessoas para,na prática,realizarem esse trabalho.(NCB).

E procurava ver quem era Jesus(3).

Estas sugerem a curiosidade como razão para o seu desejo.Mas a sequência mostra que ele não tinha um motivo mais profundo,ou que depois de ter visto Jesus ficou tão impressionado que houve uma mudança em seus motivos,

É bem provável que pelo menos uma parte do seu interesse  tenha surgido do fato de ter ouvido algumas das famosas observações do Senhor acerca dos publicanos.(CBB)>

E, correndo adiante,subiu a uma figueira brava(4).

Sendo pequeno em estatura,para poder ver acima da cabeça daqueles que formavam a multidão em volta de Jesus ,ele foi correndo até à rua onde Jesus deveria passar para se dirigir a Jerusalém.(CBB).

No Oriente,não era comum um homem adulto correr,especialmente um funcionário público de posses.Zaqueu,no entanto,correu pela rua como um garotinho seguindo um desfile e até subiu numa Àrvore!(CBW).

vemos aqui dois Obstacolo  que Zaqueu enfrentou :

primeiro:  foi de ordem geral .a multidão que representa os Amigos,parentes,colegas,vizinhos que muitas das vezes nos impedem de ver ou buscar "Jesus".

segundo: foi de ordem Pessoal: a sua estatura .que representa os nossos sentimentos ,pensamentos,etc.

Também encontramos aqui duas atitudes ,que levaram Zaqueu até Jesus:

primeira atitude ;Força de vontade Ele não desanimou ...

segunda atitude;coragem ,pois sendo ele um chefe dos publicanos,era odiado,era considerado um traidor, pelos Judeus.(JPC).


        conclusão.

Zaqueu pensou que estava procurando Jesus(Lc19:3),mas ,na verdade ,era Jesus  quem o procurava(Lc19:10).

Não sabemos de que maneira Deus trabalhou no coração de Zaqueu a fim de prepara-lo  para esse encontro com Jesus.
Será que Levi um ex-publicano,era um de seus amigos?Será que havia falado a Zaqueu sobre Jesus e orava por Zaqueu?
É possível que Zaqueu  tenha se cansado  de suas riquezas  e começado a ansiar por algo melhor? Não temos  como responder a essas perguntas ,mas podemos nos alegrar com o fato  de que o Salvador,que procura  os perdidos ,encontrou  um pecador em busca de um recomeço.(CBW).


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra Profética.