terça-feira, 29 de dezembro de 2015

JOSÉ,A REALIDADE DE UM SONHO.

JOSÉ,A REALIDADE DE UM SONHO.

José é descendente  de  um  clã  de  patriarcas  escolhido  por  Deus  para  iniciar  a  linhagem ,piedosa  da qual nasceria o Messias(Gl3.8,16,18).
A seguir estudaremos algumas virtudes do caráter de José um Jovem que ousou confiar em Deus.

Obediente (Gn 37.2). O presente versículo nos mostra que diferente dos filhos de Bila e Zilpa, José semostrou obediente ao seu pai, ao ponto de observando e relatando para Jacó as atitudes erradas dos seus irmãos, quanto a o que eles de fato faziam com as ovelhas de seu pai. “Não se sabe quais seriam as denúncias,mas podemos entender quese deixavam envolver em alguma conduta inconveniente. Autores judeus, dizem-nos que eles negligenciavam seus rebanhos, praticando atos abomináveis de imundícia, comendo criaturas que eles mesmos haviam mutilado ou que as feras tinham atacado, ou porções proibidas das ovelhas” (CHAMPLIN, 2001, p. 235 – acréscimo nosso). A Bíblia nos mostra que honrar os pais se constitui num princípio moral tanto para o AT quanto para o NT (Êx 20.12; Ef 6.1; Cl 3.20).

Integridade. Na casa dos seus pais,A família de José estava longe de tornar-se ideal.havia rixas entre as mulheres de Jacó, invejas e impurezas  entre  os filhos do patriarca.
Seus irmãos eram violentos , cruéis e vingativos.diante deste contexto,que tipo de caráter José poderia ter? entretanto, ele é um exemplo de que é possível, com a graça divina, manter-se puro e íntegro ,mesmo convivendo com pessoas de comportamento reprovável.

No Egito.Ele viveu e trabalhou num ambiente pagão;Foi-lhe dado um nome pagão;Teve uma esposa de religião estranha; e, Seu sogro era um sacerdote idólatra.Mas nada disso alterou o seu viver para com Deus.

Bom funcionário (Gn 39.1-5). Ao ser vendido para o Egito, José foi comprado pelo superintendente de Faraó,chamado de Potifar. A Bíblia nos mostra que José foi um excelente funcionário deste egípcio, ao ponto de achar graça diante dos seus olhos. Ganhando a confiança do patrão com um excelente e próspero trabalho, José foi promovido a ser mordomo de tudo quanto era de Potifar. Assim como José, todo aquele que trabalha é exortado pelas Escrituras a servir deforma agradável aos seus superiores como ao Senhor (Ef 6.5,6; Cl 3.22; I Tm 6.1; Tt 2.9; I Pe 2.18).

 Fidelidade (Gn 39.7-12). Após o relato da prosperidade de José na casa do seu senhor, a Bíblia nos mostra que amulher de Potifar se sentiu atraída por ele (Gn 39.7). A concupiscência dos olhos: “pôs os seus olhos em José”; a concupiscência da carne: “Deita-te comigo”; e, a soberba da vida: “a mulher do seu senhor” inflamaram-na ao ponto dequerer relacionar-se sexualmente com o escravo hebreu (Gn 39.7).

 Todavia, a sutil e ardilosa proposta desta mulher,sofreu recusa do jovem José “porém ele recusou” (Gn 39.8-a). Sua fidelidade a Deus e ao seu patrão eram o suficiente para ele não ceder a tentação (Gn 39.8,9). Ela insistiu em convidá-lo a pecar, mas ele resistiu “[...] falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvido [...]” (Gn 39.10).

Não se dando por satisfeita, a mulher de Potifar tramou ficar sozinha com ele em determinada ocasião e foi ao seu encontro para forçá-lo a coabitar com ela, mas a resolução de José o fez fugir daquela investida (Gn 39.12-b). A mulher ardendo em ira acusou-o diante de seu marido e funcionários que José havia tentado estuprá-la. Ele foi sentenciado a cadeia por este tão grande mal (Gn 39.14-20). “A punição menor, dada a José, de acordo com os intérpretes judeus, significou que Potifar acreditou em José, mas, a fim de poupar sua esposa demaior embaraço, sacrificou-o, embora por meio de um castigo mais brando do que seria de se esperar” (CHAMPLIN,2001, p. 246). Sejamos fiéis a Deus custe o que custar (Pv 3.3; Dn 3.17,18; 6.3,4,22; Ap 2.10).

Humildade.Podemos ver esta virtude no momento em que José foi introduzido a presença de faraó para interpretar o sonho do soberano.
No momento em que o rei do Egito lhe pede a interpretação dizendo ...mas de ti ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas.

respondeu humildemente:“Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó” (Gn 41.16).
Se josé  fosse arrogante como muitos dos nossos dias. diria; sim sou eu, pode contar o sonho que eu lhe darei a resposta.A humildade está associada a uma consciência de que tudo que temos ou somos vem do Senhor. Provérbios nos exorta a trilhar o caminho da humildade (Pv 15.33; 18.12; 22.4).

Resultado.

Presença de Deus.O Senhor estava com José.quatro vezes no capítulo 39 está escrito que “O Senhor estava com José”(vv.2,3,21,23).

Porque José honrava  a Deus, Deus, honrava a ele.

Veja o que a presença de Deus fez na vida de José:

1°Fez José prosperá; tanto na casa de potifar quanto na prisão;

2°Fez José esquecer ,todo o mal que lhe fizeram;

“e chamou josé o nome do primogênito Manassés, porque  disse :Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho e de toda a casa de meu pai”.Gn.41.51).

Toda tristeza,mágoa,ressentimento e coisas semelhantes foram substituídas por paz ,alegria e amor. É isso que Deus quer realizar na sua vida meu amigo Ele quer remover toda esta tristeza, frustração, sentimento de culpa,de revolta etc .sentimentos  que você não consegue remove-los do seu coração.

3°Fez José perceber ,o propósito divino;

“...Deus me Enviou diante da vossa face”.(Gn.45.5.b).

4°Fez José crescer no Egito.

“José foi Exaltado por Deus”.

1.recebeu o título de homem mais sábio do império.
2.recebeu o cargo de mordomo na casa real.
3.recebeu autoridade,(quando recebeu o anel).
4.recebeu o título de nobreza ou família real,(quando recebeu o colar de ouro no pescoço).
5.recebeu uma nova cidadania,(quando teve o seu nome trocado).
6.recebeu uma nova família,(ao casar-se com Asenate).
7.recebeu o título de Governador do maior império na terra.
Tudo isso aconteceu com José. Por que Deus era com ele.

José era um homem de esperança.

“Mas Deus certamente vos visitarás,e vos fará subir desta terra À terra prometida...”.

JOSÉ UM TIPO DE CRISTO.

Ambos foram rejeitados por seus irmãos;
Ambos foram vendidos por prata, como escravos;
Sofreram em países estrangeiros, pelo bem dos que o afligiam;
Demonstraram extrema capacidade de praticar o perdão.

Conclusão.
Assim encerramos este estudo sobre José, que nós possamos seguir o seu exemplo.sabemos que não é fácil fazer a diferença,pois vivemos dias trabalhosos,dias semelhantes aos de José, mas com a graça de Deus,sabemos que é possível vivermos uma vida piedosa e íntegra na presença de Deus.que Deus abençoe a sua vida em CRISTO JESUS!
Benção de Deus para sua vida!!

Prof:Jocemar Porto.

Email:jocemar-porto@hotmail.com






sábado, 19 de dezembro de 2015

ISAQUE,O SORRISO DE UMA PROMESSA.

ISAQUE,O SORRISO DE UMA PROMESSA.

OS HERDEIROS

O nome da legítima mulher de Abraão era Sara. Foi dela que ele obteve tardiamente um filho, cujo nome era Isaque. Este é o filho da promessa, o legítimo herdeiro dos vínculos sagrados existentes entre DEUS e o seu povo Israel.

 E essas promessas de caráter eterno seriam extensivas à posteridade do patriarca Abraão. Antes de Isaque ser concebido, Sara entendeu, porque era estéril, que o seu marido deveria gerar um filho através de sua escrava Agar. É assim que nasce Ismael, o primeiro filho de Abrão. Embora para ele DEUS não tivesse reservado nem intenções nem promessas, é-lhe dada em possessão também uma área geográfica demarcada e um destino divinamente estabelecido.

 Com Quase 140 anos Abraão casa-se novamente e,através de sua esposa Quetura,torna-se o ancestral dos clâs de: Zamrã, Jocsã, Madã, Midiã, Jesboc e Suá. Os midianitas participaram de forma especial na história subsequente do povo de Israel.Da mesma forma que os demais povos,eles também assumiram um estilo de vida nômade e,por fim,alcançaram toda a vasta península sírio-árabe.
Segundo Flávio josefo,Abraão aconselhou a todos que se fossem estabelecer em outros países. Eles ocuparam a Troglodita e toda aquela parte da Arábia Félix que se estende até o mar Vermelho.

Ismael. 

Em seguida, diz-lhe o anjo: “Ergue-te, levanta o moço e pega-o pela mão,porque dele farei uma grande nação” (Gn 21.18).

 O mensageiro celeste reafirma a Agar a promessa que o Senhor fizera a Abraão (Gn 17.20; 21.13).. O que parecia morte faz-se vida; o que era maldição torna-se grande bênção. Como está o seu filho? Não o deixe caído. Tome-o pela mão. Erga-o a uma vida de triunfos.

Mais adiante, o autor sagrado mostra os êxitos e façanhas de Ismael . Deus era com o menino. Ele cresceu, fez-se hábil arqueiro e passou a morar no deserto. Obediente à mãe, aceitou de bom grado a esposa que Agar fora buscar-lhe no Egito (Gn 21.20,21). Ismael gerou doze príncipes que, espalhando-se pela região da Arábia, fundaram reinos e nações.

Segundo Flávio Josefo,Quando Ismael chegou à idade de se casar, Agar deu-lhe por esposa uma mulher egípcia, porque ela também havia nascido no Egito. Ele teve doze filhos:
Nebaiote, Quedar, Abdeel, Mibsão, Misma, Duma, Massa, Hadade, Tema, Jetur,
Nafis e Quedemá. Eles ocuparam toda a região que está entre o Eufrates e o
mar Vermelho e a chamaram Nabatéia. Os árabes originaram-se deles, e os
seus descendentes conservaram o nome de nabateenses por causa do seu valor
e da fama de Abraão.Ismael morreu com 137 anos.

Isaque

O nome dado por DEUS antes do nascimento da criança (Gn 17.19) significa ‘ele ri’, ‘aquele que ri’, ou simplesmente ‘riso’.
Nada é conhecido sobre os dias da infância de Isaque. Em seguida, vemo-lo grande e forte o suficiente para carregar a madeira para o fogo do altar subindo a montanha, não sabendo que ele mesmo seria colocado no altar. A experiência de ter sido amarrado como uma vítima de sacrifício e então liberto pela intervenção divina deve ter afetado profundamente toda a sua vida”

DEUS tinha planos para Isaque, e mostraria ao jovem que Ele cumpre suas promessas.
Segundo Luiz Henrique, Isaque com 3 anos foi desprezado por seu irmão Ismael, com 33,5 foi oferecido em sacrifício, com 37 perdeu sua mãe, com 40 se casou, com 60 lhe nasceu dois filhos, morreu com 180 anos).

Alguns desafios

Assim como Abraão,Isaque enfrentou alguns desafios,que,direta ou indiretamente,solidificaram sua fé, e o levaram para mais perto da promessa feita a ele por Deus(Gn21.122 e 26.3-5).

O Primeiro Grande Desafio

 "Problema Ismael".que decorreu da sugestão de Sara para que Abraão tivesse um filho com Agar,uma escrava (Gn16.4).Essa atitude permitida e bastante comum naquela sociedade só passou a ser um problema quando Sara se percebeu grávida(Gn16.4).

-Essa atitude fora uma tentativa de adiantar o cumprimento da promessa que Deus lhe fizera.Por treze anos Abraão não ouviu a voz do Senhor.

O Segundo Desafio de Isaque

O Encontro de Isaque com Deus.registrado em Gênesis 22,refere-se à história do seu sacrifício,ou melhor,de seu "quase" sacrifício.Essa não era prova apenas para Abraão,mas também para Isaque,pois este já não era mais uma criança,mas um jovem(Gn22.5,12).

Não há dúvidas de que o Senhor queria provar a fé do patriarca.Todavia,era sua intenção também levar o jovem Isaque a um encontro pessoal e fortemente experimental com o Deus de seu pai.(lb)

O Terceiro Desafio de Isaque

O seu casamento.Esse lindo episódio ocorreu algum tempo depois da morte de Sara,fato que lhe trouxe um vazio(Gn24.63).Nesse contexto,o servo principal de abraão foi orientado a ir até Harã,norte da Mesopotânia,(hoje Síria)para buscar uma esposa para o jovem patriarca.Cada etapa desse grande desafio foi marcada com fé,oração(Gn24.2-4,11-14 e 60) e milagres especiais.Ao fim dessa etapa,a escolhida,Rebeca,uma mulher movida pela fé,deslocou-se de sua terra,casou-se com Isaque,mostrou-se uma esposa querida e se transformou em um importante elo na história dos hebreus(Gn24.60,61).

-O propósito de Eliezer diante de Deus cumpriu-se na íntegra(Gn24.1-26).Cada camelo armazenava 90 litros de água.Eram dez camelos(v.10).Imaginem o esforço de Rebeca em tirar água do poço usando um cântaro(v.20).Eliezer ficou observando e não teve a menor dúvida que Deus estava naquele negócio.

O Quarto Desafio de Isaque

"O conflito com os filisteus".Naquela terra de peregrinações,Gerar,os nativos dificultavam a estada de Isaque e de sua família,entulhando os poços que eram fontes de recursos para a sobrevivência desses(Gn26.15-22).Diante daquela situação,Isaque teve uma atitude de fé,coragem e confiança naquele que disse:"Eu sou o Deus de Abraão,teu pai.Não temas porque eu sou contigo,e abençoar-te-ei e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão,meu servo"(Gn26.24).

-Os filisteus sempre foram inimigos dos judeus e mesmo assim Isaque habitou entre eles:"...o Senhor o abençoava."(v.12).Muitas foram as experiências que marcaram a passagem de Isaque por Gerar.

-Os v.v. 26-31 relatam sobre o pacto entre Abimeleque, rei dos filisteus, e Isaque.O motivo que levou Abimeleque a procurar Isaque está nos versículos 28,29:"...Vimos claramente que o Senhor é contigo...Tu és agora abençoado do Senhor."Está comprovado mais uma vez,que,por meio de Isaque,seriam realizados os propósitos divinos contidos na promessa feita a Abraão.

Estudo preparado e ministrado por Jocemar Porto,Graduado em Teologia pelo (IBAD).

Bibliografias:

EUGENE,H.MERRILL,História de Israel,Cpad.

PENTATEUCO,"CURSO MÉDIO,IBAD.

PENTATEUCO,"CURSO BÁSICO,EETAD'.

FLÁVIO,JOSEFO,HISTÓRIA DOS HEBREUS,CPAD.

(Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 989);

O POVO DE DEUS E SUA HISTÓRIA;CURSO MÉDIO,IBADEP.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

MELQUISEDEQUE ABENÇOA ABRAÃO.


MELQUISEDEQUE, REI DE SALÉM.

1.Uma pessoa.O enigmático rei de Salém não era uma figura de um anjo como um dos documentos de Cunrã(11 Q Melquisedeque)parece aceitar.Nem era uma teofania do Filho pré-encarnado,conforme sugerido por alguns escritores patrísticos e os primeiros intérpretes modernos.Não há motivo para pensar que Melquisedeque fosse qualquer pessoa além do antigo rei-sacerdote histórico que interagiu de forma relevante com Abraão[Roy Zuk].

 2.Sacerdote do Deus Altíssimo.segundo Flávio Josefo, Esse príncipe chamava-se Melquisedeque, isto é, "rei justo". E ele era verdadeiramente justo, pois a sua virtude era tal que, por consentimento unânime, havia sido feito sacerdote do Deus Todo-poderoso. Ele não se contentou em receber apenas a Abraão, mas também a todos os seus. Deu-lhes, no meio dos banquetes que realizou, os louvores devidos à sua coragem e virtude e prestou a Deus públicas ações de graças por tão gloriosa vitória.

 3. Rei de Salém.O nome do misterioso personagem significa "rei de justiça" ou "meu rei é justiça", ou "meu rei é Zedeque". Zedeque é a palavra hebraica para "justiça", e também o nome de uma divindade cananita. Melquisedeque era o rei-sacerdote de Salém, que é uma forma abreviada de Urusalim, "cidade de paz", identificada com Jerusalém.

Segundo  Claudionor de Andrade,Devido à sua importância estratégica, Salém era a cidade mais importante e cobiçável do Oriente Médio. Soldados e comerciantes eram obrigados a transitar por seus termos, querem suas viagens ao Oriente, quer em suas andanças ao Ocidente. E, dessa forma, refaziam-se na cidade de Melquisedeque..[livro o começo].

 As placas de Tel el Amarna identificam Salém com a Jerusalém de 1400 A.C. Shalom é a palavra hebraica para "paz", e Shalom era provavelmente o deus da paz cananita.
Este benevolente rei-sacerdote, reconhecendo a nobreza e o valor de Abrão, forneceu um lanche para o exausto guerreiro e os seus homens. Era um sinal de amizade e hospitalidade. Melquisedeque louvou o El Elyon, seu Deus (o Deus Altíssimo) por ter concedido a Abrão o poder de alcançar a vitória.
 Abrão reconheceu o El Elyon de Melquisedeque como Jeová, o Deus que ele mesmo servia. O nome Deus Altíssimo foi encontrado nos documentos do Ras Shamra que datam do século quatorze A.C. Evidentemente Melquisedeque tinha firmeza nas doutrinas de sua fé, que eram tão verdadeiras e básicas como aquelas que Abrão trouxe da Babilônia. [Moody]

4.Uma figura de Jesus.Como Filho do homem,Jesus tem uma genealogia que,em Mateus,remonta a Abraão(Mt 1.1,2),e,em Lucas,vai ao próprio Deus(Lc 3.38).Mas,como Filho de Deus,Ele é eterno:não possui genealogia(Jo 1.1-3).

Nesse sentido,Melquisedeque é uma figura perfeita de Cristo(Hb 7.1-6).
interpretando (Hb 7.1-6);As descrições sem pai,sem mãe,sem genealogia,não tendo princípio de dias nem fim de vida(3),devem ser entendidas em referência à ordem do sacerdócio de Melquisedeque,não à sua pessoa física.Na mente de um Judeu,Letrado nas idéias levíticas rígidas,era inconcebível que alguém servisse como sacerdote sem ser descendente de pais sacerdotes,sem genealogia.[Beacon,vol,10].

ABRAÃO,O GENTIO.

"Abrão;Pai exaltado"."Abraão;Pai de uma multidão".

com a chamada de Abraão,deu-se início a quarta dispensação,conhecida como,A dispensação da promessa.Esta dispensação teve início na aliança de Deus com Abrão,cerca de 1963 anos antes de Cristo,ou seja 427 anos depois do Dilúvio. Sua duração foi de 430 anos,quando Israel saiu do Egito.Também,deu-se início a era patriarcal  que durou até a morte de José.

Quem era Abrão?

 Abraão, cidadão de Ur dos caldeus. Ur era uma das cidades-estado mais avançadas do Oriente Médio.Era a maior cidade de comércio naquela época. Localizada na antiga Suméria, ficava nas cercanias da atual Tell el -Muqayyar, na província iraquiana de Dhi Qar. E, plantada na foz do rio Eufrates, deveria ser deslumbrante e sedutora. Se levarmos em conta a possível etimologia de seu nome, Ur era a cidade-luz de seu tempo.

Uma Paris do Oriente.Nanna era a padroeira de Ur. Adorada como a deusa lunar, começava a subjugar até mesmo os descendentes de Sem, o filho mais piedoso de Noé. E, sendo ela também a deusa da fertilidade, lançava seus adoradores nos ritos mais devassos e libertinos. Prostituição e adultério eram comuns em seus templos. Mais tarde, ela seria adotada pelos  gregos que lhe deram um nome mais afinado aos ouvidos ocidentais: Afrodite[o começo].

Segundo o filósofo judeu Fílo de Alexandria (25 a.C. 50 d.C.)...Abrão teria se dedicado ao estudo dos corpos celestes e, neste estudo, chegado à conclusão de que os astros não poderiam ser considerados deuses e que haveria apenas um único Deus e, nesta sua consideração, teria entrado em atrito tanto com seu pai Terá quanto com os próprios moradores de Ur dos caldeus...

ABRAÃO UM HOMEM DE FÉ.

Abraão,também chamado de "o pai da fé" e o "pai dos crentes"(Gl3.7,9 e 29),foi um homem que teve uma vida dedicada a crer em Deus,a obedecer-lhe e a relacionar-se com Ele.Essa figura de vida exemplar enfrentou grandes desafios ao cultuar o Deus certo em meio aos pagãos e ao acreditar na realização de uma promessa feita pelo Senhor.Para isso,precisou ter muita fé,coragem e determinação...

Esse homem manifestou uma grande fé para cultuar o Deus certo em meio aos pagãos.As culturas da época eram marcadas por procedimentos religiosos que mais retratavam a malícia e maldade humana do que a genuinidade e pureza da fé.Tanto a regilião de Ur dos Caldeus como a dos cananeus tinham como pilar o culto aos deuses...

Foi nesse contexto que a fé desse grande homem ganhou forma,pois seguiu o caminho que não era o da maioria,recebeu uma revelação pessoal do projeto do Deus Todo Poderoso e esforçou-se para expressar a fé na orientação que a revelação lhe trouxe.

Em diversas partes  da Bíblia,encontramos relatos sobre a construção de altares por Abraão dedicados ao Deus Todo Poderoso e,em momento algum,cultuando nos altares pagãos.Devido a esse zelo devocional,foi o precusor do monoteísmo para o segmento judaico-cristão.[ib]

O CHAMADO DE ABRAÃO.

"Pela fé Abraão sendo chamado obedeceu..."(Hb 11.8).

a) ele cria que este chamado era a vóz de Deus;
b)ele cria que existia este lugar se Deus havia dito;
c)ele cria que Deus o protegeria  durante a viagem e depois da sua chegada;
d)ele cria que Deus identificaria o lugar à sua maneira e a seu tempo;
e)ele cria que a promessa de Deus de dar a ele a terra certamente se cumpriria(Gn12.1-4).

Quando o Senhor chamou Abraão de Ur dos Caldeus,ele se tornou um nômade.Nessa jornada:

(1)-O homem Abraão perdeu a sua pátria de origem,mas recebeu a promessa de ser uma nova nação-Gn12.1,2);

(2)-Perdeu amigos,mas recebeu a promessa de receber reconhecimento-Gn12.2;

(3)-Passou a ser um errante pelo deserto,mas recebeu a promessa de proteção divina-Gn12.2;[Na época,apenas as pessoas assoladas pela pobreza ou os exilados perambulavam de um lado para outro;somente os desterrados e os fugitivos abandonavam seu lugar de origem e vagueavam pelo mundo].

(4)Perdeu o aconchego da família,mas recebeu a promessa de vir a ser uma benção para todas as nações-Gn 12.3).

Abraão não partiu de Ur dos Caldeus a procura de bençãos materiais,financeiras e nem tampouco de uma vida saudável,Mas em Resposta ao Chamado Divino para sua Vida.

OS TRÊS MARCOS NA VIDA DE ABRAÃO.

Três coisas marcaram de modo especial a vida de Abraão. Vejamos:

a) A tenda (Gn 12.8). Abraão nunca se prendeu a um lugar da terra de suas peregrinações. Estava sempre em trânsito. Deixando um lugar, ficavam apenas as marcas de seu acampamento. Nós também não somos deste mundo. Estamos no mundo, mas não somos do mundo (Jo 17.16,18). Devemos sempre estar prontos para partir!

b) O altar 12.7.8). Era um marco sempre presente na vida de Abraão, em todos os caminhos de suas peregrinações (Gn 13.4.18. 22.9). Era o local onde Abraão adorava a Deus. Era o lugar onde ofertava sacrifícios a Deus. Ele edificava seus altares em locais visíveis, diante dos povos pagãos que moravam ao seu redor. Que testemunho! Os crentes. que de contínuo vivem diante do altar, dão testemunho de "terem estado com Jesus** (At 4.13).

c) As promessas. Ao longo de sua jornada as promessas de Deus iluminavam seu caminho e fortificavam a sua fé. A mesma bênção acompanha a todos que estão a caminho da Sião celestial. É o que diz o apóstolo Paulo aos crentes em Corinto: "Todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém. para glória de Deus por nós*' (2 Co 1.20).

QUAL O PROPÓSITO DE DEUS EM CHAMAR ABRAÃO?

Fazer de Abraão um exemplo e modelo de fé.

Em outras dispensações Deus havia usado outros grandes homens da fé,como sejam Abel,Enoque e Noé para servirem de exemplo em seu tempo.(Hb 11.4-7).Abraão foi escolhido para ser exemplo,nessa dispensação e também para as sucessivas,de como se aproximar do Deus Imutável.

Fazer de Abraão o Pai da Nação Judaica.

O grande propósito em suscitar a nação judaica era o de fazê-la uma grande benção para todas as nações do mundo.

Demarcar a Terra do Messias.

Deus chamou Abraão a fim de também demarcar em definitivo a terra que seria o lar terrestre do Messias,a Terra Santa.

Bençãos de Deus para sua Vida!!


quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A Origem da Diversidade Cultural da humanidade.

INFORMAÇÕES SOBRE NINRODE

 1 A família de Ninrode (Gn 10.8).

De acordo com o texto bíblico, Ninrode é filho de Cuxe, filho de Cam. “Embora seu nome não aparece na lista dos filhos de Cuxe em Gênesis 10.7. Ao que parece, neste caso o verbo “gerar” não define Cuxe como seu pai, mas sim como seu antepassado” (ADEYEMO, 2010, p. 27 – acréscimo nosso).

2 O caráter de Ninrode (Gn 10.8,9).

“A Bíblia fornece-nos algum relato relativo a Ninrode. Mas o significado do seu nome, “rebelde” parece fazer dele uma espécie de anti-herói indesejável. Ele era o tipo de rei que Deus jamais aprovaria. Em Gênesis 10.8,9, Ninrode é chamado “gibbor”, que significa “guerreiro” (CHAMPLIN, 2005, p. 508). Ninrode destaca-se na antiguidade como o primeiro “dos grandes homens que há na terra”, rememorado por duas coisas que o mundo admira: bravura pessoal e poder político.

2 O reino de Ninrode (Gn 10.10)

“A conexão entre Ninrode e a torre de Babel é evidente pela prioridade cronológica de Gênesis 11 a Gênesis 10 e pelo fato de que um dos centros do reino de Ninrode era a Babilônia (ou seja, Babel). Muito provavelmente o próprio Ninrode era um dos construtores da torre” (ZUCK, 2009, p. 38).

3 Apostasia 

( Flávio Josefo).judeu, historiador do primeiro século, relatou a participação direta dos homens liderados por Ninrode na construção da Torre em Babel: “Ninrode, neto de Cam, um dos filhos de Noé, foi quem levou os homens a desprezar a Deus. Ao mesmo tempo valente e corajoso, persuadiu-os de que deviam unicamente ao seu próprio valor, e não a Deus, toda a sua boa fortuna. E, como aspirava ao governo e queria que o escolhessem como chefe, abandonando a Deus, ofereceu-se para protegê-los contra Ele, construindo uma torre para esse fim, tão alta que não somente as águas não poderiam chegar-lhe ao cimo como ainda ele vingaria a morte de seus antepassados” (JOSEFO, 2004, p. 28 – acréscimo nosso).

 4 O legado de Ninrode (paganismo).

Segundo o pastor Abraão de Almeida, Ninrode é o deus babilônico Marduque que, segundo a mitologia babilônica, havia sido o deus que teria prevalecido sobre as demais divindades e estabelecido a ordem cósmica. “…esse falso deus recebeu um culto especial em todo o mundo antigo, na qualidade de dono e senhor, como aliás é o significado do seu nome mais popular: Baal.

(…).Marduque, Melkart, Kemosh (deus de Moabe) seriam apenas algumas das várias representações pagãs de Ninrode. Afirma-se que o centauro, deus grego - um cavalo com uma cabeça de homem e com uma arca na mão - era adorado em memória de Ninrode, que foi o primeiro caçador e o primeiro homem a usar o cavalo para a caça e a guerra.

O famoso rei de Babilônia, segundo a religião desta ímpia cidade, casou-se com Semíramis, a mesma Astarte, Astorete, Ísis, Isthar, Afrodite, Vênus, Diana etc.(1) A imagem desta última, em Éfeso, com sua coroa de torres na cabeça, representava a mesma mulher e era adorada como a deusa da fortificação, por ter sido ela a primeira a fortificar Babilônia com muros e torres.

 ‘Astarte é a Isthar de Babilônia, a deusa da estrela matutina, a Vênus da guerra e do amor. Deusa do amor, Astarte patrocinava a volúpia e a fecundidade. Foi dotada de uma personalidade tão rica que muitas outras deusas acabaram fundindo-se nela, de tal modo que pode a Bíblia falar de Astartes no plural para designar todas as divindades femininas locais. Contudo, a Escritura não desconhece que Astarte foi a deusa-tipo, a rainha do céu, exercendo em todos os tempos seu poder sedutor sobre o temperamento feminino.’…” (op.cit., p.21).


Os propósitos da construção (Gn 11.4).

 Segundo Matthew Henry (2010, p. 71), foram três os motivos da construção da Torre de Babel: 

(a) Ela parece destinar-se a uma afronta ao próprio Deus (Gn 11.4-a). Pois eles desejavam construir uma torre cujo cume tocasse nos céus, o que evidencia um desafio a Deus, ou pelo menos, uma rivalidade com Ele. Eles desejavam ser como o Altíssimo, ou pelo menos, aproximar-se dele o mais que pudessem, não em santidade, mas em altura;

 (b) Eles esperavam, com isto, fazer um nome para si (Gn 11.4-b). Eles desejavam fazer alguma coisa para que se falasse deles agora e para dar a conhecer à posteridade que havia existido homens assim no mundo. Em lugar de morrer sem deixar algo que os recordasse, eles desejavam deixar este monumento do seu orgulho, e ambição, e tolice; e,

 (c) Eles fizeram isto para impedir a sua dispersão (Gn 11.4-c). Para que pudessem estar unidos em um império glorioso, eles decidem construir esta cidade e esta torre, para que fossem a metrópole do seu reino, e o centro da sua unidade.

Bençãos de Deus Para sua vida!! 

Palavra Profética.