sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A ÚLTIMA ESPERANÇA DE UMA ENFERMA.

marcos :5.25-29.

1.que havia doze anos.vs..25.

o talmud dá não menos de onze tipos de cura para essa enfermidade,algumas delas consistem em tônicos e adstringentes;mas outras são puras superstições,como a de "levar as cinzas de um ovo de avestruz em um trapo de linho no verão e " "em um trapo de algodão no inverno" ou levar um grão de cevada que tivesse sido encontrada  no esterco de uma jumenta."indubitavelmente  esta pobre mulher  teria usado até esses remédios desesperados.

essa enfermidade não apenas enfraquecera a sua força física,mas também consumira a suas forças interior.por doze anos  Ela não pudera abraçar nenhum familiar.
-por doze anos Ela não pudera ir ao culto.

-isto levanta a seguinte  pergunta na consciência,o que Deus tem contra mim, o que cometi que me fez merecer isto.

3.se tão somente tocar.vs..27.

essas palavras ilustram duas coisas:
primeira:a grande fé da mulher.
segunda ; a grande reputação de Jesus.

a mulher sabia que Jesus havia curado outras pessoas e desejava que fizesse o mesmo por Ela.Poderia ter usado muita coisa como desculpa para não se aproximar de Jesus -a multidão que se comprimia ao redor de Jesus;

todos os fracassos naqueles doze anos ;o fato de não ser correto  buscar Jesus como último recurso;o fato de Ela não ser  uma pessoa importante-mas não permitiu que coisa alguma a impedisse.

os homens judeus usavam  franjas ou borlas de cordão azul presa às veste para lembrá-los de que deviam obedecer  aos mandamentos de Deus (Nm15.37-40).

os fariseus levavam essa regra ao extremo para impressionar as pessoas com sua santidade(Mt23.5).não sabemos por que a mulher escolheu tocar essa parte da veste ,mas Jesus sentiu que alguém com fé o havia tocado ,sendo curado por seu poder.A cura foi imediatamente e completa.

4.quem me tocou ou quem tocou nas minhas vestes?vs..29.

A palavra logo é usada duas vezes nessa passagem. Tanto a mulher como Jesus sentiram na mesma hora o que tinha acontecido.

Porém ,Ela não tinha a  menor ideia de que  o Mestre  sabia que a havia curado.Enquanto aquela senhora procurava desaparecer em meio a multidão,Cristo se voltou para todos e perguntou:Quem tocou nas minhas vestes ?

1.Ele não queria que  a mulher tivesse uma ideia errada de sua cura .Ela ficou sarada não porque Suas vestes  tinham propriedades  mágicas ,mas por causa do seu poder.

2.Ninguém sabia que uma cura tinha acontecido nem mesmo os seus discípulos sabiam.

3.Jesus queria que Ela desse testemunho da sua vitória.

5.então Ela temendo e tremendo.vs..33.

Ela temeu por haver quebrado a lei levítica em seu desespero (Lv15.19).
Ela temeu porque pensou que poderia ter brincado com o poder de Jesus.

conclusão.

essa é a história de uma mulher que já não tinha mais recursos, já não tinha mais amigos,já não tinha mais paz,direito de andar,comprar, e de entrar na casa de Deus.essa mulher era rejeitada pela sociedade ,mas um dia Ela ouviu falar de Jesus e com muita fé e coragem Ela foi até Jesus e como recompensa :Ela recebeu a sua vitória em três dimensões :

física:Ela recebeu a cura,do seu corpo .

psicológica:Ela recebeu a cura da alma,quando Jesus disse vai-te em Paz Ele estava dizendo receba o alívio para a sua alma..

e sociológica.Ela foi reintegrada novamente a sociedade,isso aconteceu quando Jesus fez aquela pergunta quem me tocou?.

caro amigo(A)eu não sei qual é o seu problema,o motivo desse desanimo ,dessa frustração,dessa agonia.mas uma coisa eu sei se voce encarrar a multidão e tocar nas veste de Jesus Cristo pela fé voce recebera o seu milagre,toque agora mesmo em Jesus,não importa quanto tempo faz,e nem qual é o tipo de problema "Jesus é especialista em transformar circunstancias em vitória" receba a sua Vitória Em Nome De Jesus Cristo"...

Fontes de consulta:

Comentário Bíblico esperança.(Ed.esperança..).

william barclay:comentario Bíblico do Novo testamento
.
Wiersber ,w.:comentario   Bíblico do Novo testamento.(Ed. central,gospel).

Champlim,R.N .O NOVO TESTAMENTO inter...vs..por...vs..(Ed..Hagnos).

O Novo comentário Bíblico: novo testamento:(Ed..Central gospel).

Stamps,Donald - Bíblia de estudo Pentecostal(Ed.. Cpad).

Vine,w,e etal.Dicionário vine.(Ed...Cpad).

terça-feira, 25 de setembro de 2012

O VAU DE JABOQUE

TEXTO:Gn32.22-31.

Introdução:

Alguns lugares marcaram o cânon sagrado em função de pessoas que por ali passaram ou acontecimento ali ocorridos:Montes Moriá e Sinai,Rio Jordão,Cafarnaum....e outros lugares foram marcos na história:Roma,Viena,Waterloo,Berlim...Da mesma forma,um pequeno vale por onde passava um ribeiro chamado Jaboque,marcou a história de Jacó.Gn33.22-30).

1.Jaboque É Lugar De Luta.

Jacó luta à noite toda até o raiar da manhã.Ao raiar do dia o homem lhe fere a articulação da cocha e lhe abençoa ai Ele descobre que não foi com um homem que ele lutou,mas contra Deus.

2.Jaboque É Lugar de Tratamento.

Os vales foram locais de:Tratamento,correção,choro,e dor e sofrimento.Nos vales Deus trabalhou com Israel  trinta e dois vales aparecem ao longo do AT, cada um com uma história de disciplina:

1.Acor:

Deus separa Acã e o castiga veja Josué:7.24;

2.Aijalom:

Lugar de batalha onde Josué ora a Deus e o dia se prolonga veja Josué :10.12;

3.Boquim:

Lugar de choro veja Juízes2:1-4;

4.Elá;

batalha sangrenta veja 1Samuel 17.1-3;

5. Sal:

Lugar de morte,ali Davi mata 18 mil (2Sm8.13);

6.Jeosafá:

Lugar de conflito e de decisão Jl3.1-3; Vales nos falam de tentações e sofrimento.Nos Vales Deus trabalha com nossas vidas e através delas.

3.Jaboque É Lugar de Transformação.

a)Transformações de pessoas não ocorrem:por força.
b)Transformações ocorre pela Graça:
c)Jacó recebeu novo nome(Gn32.28,29).
d)Jacó recebeu uma nova benção (Gn32.29).
e)Jacó encontrou-se num novo local(peniel face de Deus).Gn32.30.
f)Jacó desfrutou do raiar de um novo dia (Gn 32.31).
g)Jacó recebeu uma nova marca(Gn32.25).
h)Jacó desfrutou  de uma nova comunhão com Esaú(Gn33.3,4).

Conclusão.

A alva esta rompendo,o dia está chegando e Deus quer transformar o Jaboque da sua vida em Peniel"Ver a face de Deus"Gn31.31).

Estudo Ministrado Pelo "Pastor Osmar t. de Moura,Pastor Titular da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Cascavel (Pr)situada no Bairro Veneza.A Igreja da Palavra.


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O Sofrimento Humano

O sofrimento do ser humano não é novidade.Ele parece ser realidade sempre presente na raça humana.Em Jó5.7 registra-se o seguinte:Mas o Homem nasce para o trabalho,como as faíscas das brasas se levantam para voar".

Em Jó:14.1"afirma-se :" O homem,nascido da mulher,é de bem poucos dias e cheio de inquietação".
Há muito tempo,coisas têm acontecido a pessoas boas,até mesmo com as pessoas de Deus dos tempos bíblicos.

Quem pode esquecer o horrível sofrimento de Jó:Além de perder os seus  filhos ,os seus bens materiais,0 incentivo de sua esposa,os seus servos de confiança, e a sua saúde física Ele Também passou por isso veja:

1.tumores por todo o corpo Jó7.5).
2.Depressão -Jó 7.16;
3.Falta de apetite -jó 19.
4.Febre constante -Jó30.30
5.Angústia no espírito e na alma -Jó7.11;
6.insônia -Jó7.4;
7.Pontada nos ossos -Jó 30.17;
8.Pesadelos-Jó 7.13,14;
9.Problema na visão -Jó 17.07;
10.Dor constante -Jó2.13.
11.sofreu mais de dez acusações da parte dos seus amigos .

Davi  ,que estava  para se tornar rei de Israel ,por anos a fio, foi caçado e perseguido  pelo ciumento e furioso  Saul (1Sm20.33;21.10;23.8).

José foi tratado de maneira cruel por seus irmãos e vendido  como escravo e no Egito foi lançado na prisão injustamente.

Jeremias que por causa da sua chamada ;

1.seus vizinhos em Anatote procuravam matá-lo.
2.sua própria família o perseguia.
3.foi preso ao poste e açoitado.
4.foi lançado em uma cisterna cheia de lama.
5.foi lançado na prisão.
6.foi acusado de traidor.
7.foi levado para o Egito contra a sua vontade .


João Batista,a mando  da enteada de Herodes  ,foi decapitado(Mt14.6-10).

Paulo ,inúmeras vezes ,foi jogado na prisão,sofreu três naufrágios,foi três vezes açoitado com varas ,foi apedrejado e deixado quase morto  e muito mais veja em 2Co 11.23).

As vezes os cristãos chegam  apensar que quem obedece a Deus  e procura  ser um bom cristão não passará  por sofrimentos horríveis .
Entretanto ,se coisas ruins aconteceram com Jó ,João Batista,José,Jeremias,Paulo,com certeza elas podem acontecer com os bons cristãos.
que Deus continue abençoando a tua vida em nome de Jesus Cristo Amém!!!



sábado, 8 de setembro de 2012

A Pessoa de Jesus Cristo

Você provavelmente já ouviu muita coisa diferente a respeito de Jesus,não é mesmo?Isso não é à toa!Jesus é o personagem mais importante da História.Uns consideram Jesus  um grande Filósofo da antiguidade,outros pensam que Ele foi um grande revolucionário político;outros o vêem como um idealista religioso.

interessante que nos dias de Jesus muitas pessoas  consideravam uma figura polêmica.Mas nós sabemos que Jesus é o Filho de Deus,que nasceu de Mulher,tendo assim duas natureza distintas:uma natureza humana e uma natureza divina.

A Natureza Humana de Cristo.

Através de sua encarnação {e não reencarnação},Jesus se fez um homem completo.Em nada foi diferente de nós,exceto na tentação e no pecado.Ele jamais cometeu qualquer tipo de pecado.
esse conceito de que Jesus namorou e até casou-se com maria madalena,e marta é herético na verdade essa falsa doutrina foi tirada dos{evangelhos apócrifos de Felipe,e Maria Madalena} há onde o escritor narra jesus beijando Maria Madalena na Boca.

Jesus era um ser humano de carne e osso-Ele não era um anjo disfarçado de homem.Ele nasceu,cresceu,desenvolveu-se conviveu com ricos e pobres,sentiu fome,sede,cansaço,agonia,alegria,tristeza,amor,compaixão,surpresa, ira e morte.

Ele precisou estudar,ler a Bíblia,(O Pentateuco e os Profetas)ir ao Templo,orar,trabalhar.teve uma  profissão(Mc6.3).

Ele experimentou trabalhos pesados(Is53.3).teve irmãos e irmãs de sangue(Mt13.56)..Assim como você,Jesus foi tentado em todas as coisas,porém nunca pecou (Mt4.1-11;Hb4.15;2Co5.21).

jesus  também é chamado de Filho do Homem porque Ele é o representante de Deus perante os Homens(1Co15.45-49).

Também por Ele  ser profeta e o Messias prometido (SL80.17 ;Dn7.13,14).

A Natureza Divina de Cristo.

Cristo é Todo-Poderoso e eterno(Jo8.19).Ele não deixou de ser Deus para ser homem.O apóstolo João fala:"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós,e vimos a sua glória,como a glória do Unigênito do Pai,cheio de graça e de verdade"Jo1.14).

Isso significa que Deus mesmo habitou entre os homens como um homem.Jesus se declarava divino(Jo10.36).
a.Ele é chamado de criador(Cl1.16);
b.sustentador de todas as coisas(Cl1.17);
c.perdoador Mt9.2);
d.ressuscitador Jo6.40);
e.Juiz    Jo 5.22);
O apóstolo João diz que A Palavra estava no princípio com Deus.Deus utilizou a sua Palavra-Jesus-para se revelar aos homens(Jo1.18).

As duas Naturezas operavam lado a lado na vida de Jesus.veja a seguir :

Essa operação prova sempre que Ele era homem verdadeiro e também Deus verdadeiro.Vejamos aqui alguns exemplos;
1.Jesus nasceu em toda humildade(Lc1.12 ;2Co8.9).natureza humana),mas o seu nascimento foi honrado por uma multidão de anjos,que o exaltaram como Messias(Lc2.9-14);natureza divina).

2.Jesus foi batizado como outros seres humanos,sujeitando-se à justiça divina(Mt3.15),natureza humana),porém Deus falou naquele ocasião:"Este é o meu Filho"Mt3.17),natureza divina).

3.Jesus foi tentado,como todos os demais homens(Lc4.1-13),natureza humana),mas,tendo Ele vencido,os anjos o serviram(Mt4.11),natureza divina).

4.Jesus dormiu de cansaço no barco,apesar da grande tempestade(Mt8.24),natureza humana),mas depois levantou-se e repreendeu o vento e as ondas (M8.26),natureza divina).

5.Jesus cansado de andar,assentou-se junto à fonte para descansar(Jo4.6),natureza humana),porém, ali Ele descobriu a situação espiritual da mulher,e lhe revelou o caminho da salvação(Jo4.7-29),natureza divina).

6.Diante da morte do seu amigo Lázaro,Jesus chorou(Jo11.33-35),natureza humana),mas ali orou ao seu Pai,e mandou Lázaro sair da sepultura(Jo11.32-43),natureza divina).

7.No jardim Jesus foi preso por homens ímpios(Jo18.1-3,12,13),natureza humana),Porém,quando Ele disse:"Sou eu",todos os soldados caíram literalmente por terra(Jo18.6),natureza divina,e curou a orelha do servo do sumo sacerdote,que Pedro havia cortado(Lc22.51),Natureza Divina.

são apenas alguns exemplos da operação das duas naturezas de Jesus se Você TEM Dúvida, o Meu conselho é Leia A Bíblia,pois Ela é a única fonte que Tem as respostas que vão sanar as nossas dúvidas.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

A TENTAÇÃO DE JESUS.

A TENTAÇÃO DE JESUS-(MATEUS 4.1-11).

O autor da Epístola aos Hebreus(4.15)diz que Jesus foi tentado em tudo.Essa declaração parece chocar-se com a logica da Divindade,uma vez que é impossível que Deus seja tentado ou submetido à tentação.

Porém,devemos analisar essa declaração sob a ótica cris-to-lógica que destaca as duas naturezas de Cristo,a Divina e a Humana.

1.Ele foi tentado em tudo (Hb4.15).

Jesus foi tentado como homem e não como Deus.Era a encarnação do Verbo Divino que assumiu completamente a humanidade em seu ser.

Ele não era meio-Deus  nem meio -homem.Ele era cem por cento  Deus e cem por cento homem.Ao despir-se de sua glória divina,Ele submeteu-se a toda experiência humana como homem completo,e foi como tal que Ele foi tentado pelo diabo no deserto.

2.Ele venceu a tentação em sua essência.

A tentação vem de fora,mas a sua essência pode estar profundamente arraigada no coração das pessoas.A diferença entre Jesus e nós era que Ele não herdou a natureza pecaminosa que herdamos de Adão e Eva.

jesus foi gerado pelo o Espírito Santo,mas tinha um corpo como nós.Mas Ele venceu para que também vencêssemos.

3.Por que Jesus foi tentado pelo diabo?

John Broadus,em seu comentário  de Mateus ,Pg.123, responde a essa questão da seguinte maneira:
1.Ele daria,pela tentação ,prova de sua verdadeira humanidade,de que possuía uma alma humana.
2.Seria parte do seu exemplo  a nós.
3.Faria parte de sua disciplina pessoal.
4.Faria parte de sua preparação  para ser um intercessor compassivo(Hb2.18).
5.Era parte da grande batalha na qual"a semente da mulher pisaria a cabeça da serpente"(Gn3.15).

Ao tentar Jesus,o diabo queria convence-lo a desistir ou adiar sua missão.O tentador sabia qual era a missão de Jesus,por isso,procurou criar-lhe situações embaraçosas,tentando levá-lo a empregar meios contrários ao plano divino.

Jesus,contudo não cedeu a nenhuma das insinuações satânicas.Ele não fraquejou,nem tomou atalhos para cumprir sua missão.Do mesmo modo,somos tentados a provocar a ira de Deus e a pecar contra a sua vontade soberana,mas devemos resistir firmes na fé (Tg4.7);1Pe5.8,9).

4.Jesus foi tentado no deserto.

Ao final dos 40 dias e 40 noites no deserto,Jesus estava fraco fisicamente.Ele necessitava alimentar-se.
O diabo percebendo esse fato,entendeu que seria uma boa oportunidade de induzir a Jesus a pecar contra o Pai.

Vendo muita pedra naquele deserto,o diabo procurou despertar em Jesus os instintos básicos do ser humano.As pedras facilmente provocariam a imaginação de um homem faminto.

Ele poderia produzir um milagre de transformação daquelas pedras em pão,mas resistiu ao diabo:"nem ´só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus"Mt4.4).

Ao colocar em dúvida a identidade divina de Jesus com um "SE",o diabo estava tentando obrigar a Jesus a mudar o curso da ordem natural das coisas,induzindo Jesus a desobedecer ao Pai.

quantas vezes as nossas tentações começam com um"se" de dúvida ,de indução maldosa à prática de coisas impróprias.

5.Jesus foi tentado no pináculo do templo(Mt4.5,6).

Uma das armas do diabo é o orgulho,por isso, tentou provocar tal sentimento em Jesus.Mas esse sentimento não estava no coração de Jesus,porque Ele não herdara a natureza caída de Adão e Eva.O diabo  queria que Jesus se lançasse do pináculo do templo para que fosse amparado pelos anjos,ocasionando assim a ira do Pai,por estar desviando o curso normal  das coisas.

Mas Jesus respondeu-lhe imediatamente:"Também está escrito:Não tentarás o Senhor teu Deus"Mt4.7).Aprendemos com esta tentação de Jesus que devemos ter sempre em mente o senso da vontade de Deus.Nada devemos fazer que contrarie a soberana vontade do Pai Celeste.

6.Jesus foi tentado no alto monte(Mt4.8-10).

Levado a um alto monte onde se podia ver os reinos da terra,o diabo mentirosamente se disse dono de tudo.Ele sabia que Jesus era o verdadeiro dono  e que havia promessas messiânicas de um reino universal onde Jesus seria o Rei.

O diabo sabia,também,que Israel aguardava a restauração do reino,e que o Messias prometido se assentaria no trono de Davi.Jesus era o Rei prometido e esperado.Se Ele cedesse às provocações satânicas,certamente prejudicaria todo o plano divino.

É assim que Satanás opera em nossos dias.Ele procura compelir-nos a galgar lugares e posições fora do tempo,a tomar decisões precipitadas e,acima de tudo,a contrariar a vontade de Deus.que E boa e perfeita.
leia com muita atenção a Palavra de Deus pois Ela é a espada do Espírito Santo,foi com Ela que Jesus venceu o diabo.

Palavra Profética.